Início Comportamento 10 coisas que toda avó precisa saber

10 coisas que toda avó precisa saber

167
0

Amor de mãe é um máximo, e o amor de vó é imprescindível! No entanto, embora essa relação seja linda e valorosa, para que ela se mantenha saudável é necessário que as avós entendam algumas coisas, como o seu papel na vida dos netos, por exemplo. Quando conseguem compreender tudo isso, automaticamente ajudam (e muito!) as mamães e tudo fica mais tranquilo e feliz.

Vamos juntos verificar 10 importantes lições que avós precisam ter conhecimento?!

10 COISAS QUE AS AVÓS PRECISAM SABER

Deixar a casa preparada para receber os netos faz toda a diferença!

Casa de vó é um aconchego só, não é? Mas às vezes também é importante que ela esteja bem segura para receber crianças. Por isso é importante que se prepare o ambiente: procurar trancar a passagem em escadas, não deixar itens perigosos ao alcance e, claro, manter a limpeza saudável. Além disso, caso a avó tenha alguns itens como brnquedos, fronhas, fraldas, mamadeira e etc. já ajuda muito os pais evitando que eles precisem sair com toda aquela “tralha” de casa. O recebimento dos avós inclui toda essa organização e é, com toda certeza, percebido pelos papais.

Compreender a rotina do bebê deixa os pais mais seguros;

Mães e pais são inseguros por natureza. Não tem como não se preocupar com os filhos! Por isso é muito importante que a avó entenda a rotina que o neto já possui em casa, para que papai e mamãe fiquem tranquilos quando precisam deixar a criança com ela! Mas cuidado ao tratar a avó como babá, hein? Confie na relação do seu filho com ela!

As avós são fundamentais e fazem bem demais para as crianças!

Em uma nova pesquisa da Universidade de Oxford, da Grã-Gretanha, com 1,5 mil crianças e adolescentes de 11 a 16 anos foi comprovado que as crianças que tiveram os avós por perto cresceram mais felizes. E quem não tem boas lembranças das avós? É muito comum nos lembrarmos daquela segunda mãe carinhosa. As crianças agradecerão a presença da avó futuramente!

A casa da avó pode ser lembrada como um refúgio!

Não tem problema algum dos avós mimarem seus netos! Desde que isso seja feito com bastante responsabilidade. O que isso quer dizer? Quer dizer que a avó pode educar, chamar atenção, ensinar o correto, mas deve aproveitar os momentos juntos para encher a criança de carinho! A rotina de educação deve vir dos pais. A casa dos avós pode ser o refúgio!

Muito importante manter boa relação com as partes envolvidas!

Lembrar que não existe apenas avó e neto, mas os pais desse neto também. E eles são os responsáveis diretos pela educação do pequeno. Portanto é muito importante não ultrapassar as barreiras da confiança: conversar e  manter um bom diálogo com todas as partes envolvidas é imprescindível!

Ser presente é mais importante que dar presente

Isso já é muito comum e pode ser aplicado em diversas situações. Estar presente é muito mais importante que dar presentes! As lembranças na memória da criança são mais valiosas que brinquedos caros que podem ser dados por qualquer pessoa da família. A avó é uma figura para a criança: representa carinho, afeto e amor. Avós, demonstrem isso e não se arrependerão.

Mostrar disponibilidade ganha muitos pontos!

Todos sabemos que mamães e papais trabalham e têm uma rotina muito corrida. Uma avó que se oferece e que realmente tem o prazer e a vontade de ficar com o neto para que os pais possam ter um pouco de descanso e privacidade é uma avó que ajuda e acolhe não somente a criança mas também os pais. O laço de confiança e carinho cresce cada vez mais entre a família dessa forma.

Quando nasce um neto, nasce uma avó.

Muito importante a avó saber que, embora já tenha criado os seus, também está sujeira à erros pois ser avó é outra história. Primeiro por que na sua época de mãe de crianças as coisas provavelmente eram muito diferentes de como é hoje em dia.  Seja compreensível, admita seus erros e estará tudo certo!

Desautorizar os pais é prejudicial ao relacionamento com os netos!

Lembre-se que os pais são a fortaleza da criança, a avó querendo ou não. Quando os desautoriza, está atraindo confusão e discórdia, podendo até afastar seu neto de você através dos pais. Fique atenta, vóvó!

Ser avó é tudo de bom!

Avós aproximam a família, trazem lembranças incríveis da infância e tornam o ambiente mais alegre e feliz. Ter os avós por perto é a alegria de muitas crianças! E quando crescemos sempre nos lembramos delas com um carinho extraordinário que só se pode sentir por uma avó. É sentimento único! Vovós, aproveitem isso e desfrutem muito do tempo com seus netos. Vocês serão para sempre lembradas!

Texto originalmente publicado por justrealmoms e adaptado pela equipe do blog educadores.