Início Ciência 10 chás de ervas saudáveis, que você precisa conhecer

10 chás de ervas saudáveis, que você precisa conhecer

116
0

Você sabia que há uma gama de chás de ervas e podem servir para muitos gostos e sabores e fazer uma alternativa tentadora para bebidas açucaradas?

Chás de ervas tem sido usados como remédios naturais para uma variedade de doenças por centenas de anos! Vamos te mostrar hoje quais ervas você precisa conhecer para fazer chás saudáveis!

Chá de hortelã

Além de possuir um paladar agradável, o típico sabor a menta, é um bom digestivo. É uma excelente bebida para quem sofre de dores no estomago, sendo ótimas quando ingeridas pós refeição. Mas  também possui propriedades antioxidantes, anticancerígenas, antibacterianas e antivirais

Chá de hibisco

Feito a partir das flores coloridas da planta de hibisco, o chá tem uma cor vermelho-rosa e refrescante, de sabor azedo.

Tem propriedades antivirais, e estudos mostraram que seu extrato é altamente eficaz contra cepas da gripe aviária. Além disso, muitos estudos descobriram que o chá de hibisco reduz a pressão alta, e outros ainda descobriram que tomar chá de hibisco por seis semanas diminuiu significativamente o stress oxidativo em jogadores de futebol do sexo masculino.

O chá de hibisco é também uma boa estratégia para tentar acelerar o processo de emagrecimento: a planta contém antocianinas, compostos fenólicos e flavonóides que ajudam a regular os genes envolvidos no metabolismo dos lípidos. Isso auxilia a eliminação de gordura.

Chá Rooibos

Este é um chá de ervas que vem da África do Sul e é feito das folhas da planta rooibos ou arbusto vermelho.  

Um estudo mostrou que o chá de rooibos pode beneficiar a saúde óssea: juntamente com o chá verde e preto, ele pode estimular as células envolvidas no crescimento e densidade óssea.

Esse mesmo estudo descobriu que os chás também diminuíam os marcadores de inflamação e toxicidade celular. Além disso, o chá  inibe uma enzima que causa a constrição dos vasos sanguíneos, da mesma forma que um medicamento comum para pressão arterial.

Chá de Erva-cidreira

Um pequeno estudo comparou 28 pessoas que tomaram chá de cevada ou erva-cidreira durante seis semanas, demonstrou que, o grupo de chá de erva-cidreira melhorou a elasticidade das artérias. 

No mesmo estudo, aqueles que beberam chá de erva-cidreira também aumentaram a elasticidade da pele. Já outra pesquisa descobriu que beber chá de erva-cidreira duas vezes por dia durante um mês aumentou as enzimas antioxidantes naturais do corpo.

Evidências preliminares também sugeriram que a erva-cidreira pode melhorar os níveis elevados de lipídios no sangue.

Chá de maracujá

O chá de maracujá é tradicionalmente usado para aliviar a ansiedade e melhorar o sono, promovendo tranquilidade.  

Dois estudos em humanos descobriram que a flor de maracujá foi eficaz na redução da ansiedade.

Chá de camomila

Muito conhecido pelos seus efeitos calmantes  frequentemente usado como auxílio para dormir. Além disso, acredita-se também que tenha efeitos antibacterianos, anti-inflamatórios e protetores do fígado.

Um outro estudo descobriu que o chá de camomila reduz os sintomas da TPM.E em pessoas com diabetes tipo 2, outra pesquisa observou melhorias nos níveis de glicose, insulina e lipídios no sangue.

Chá de gengibre

É uma erva de alto valor para tratar gripes, constipações e resfriados. Ele também ajuda ajuda a combater a inflamação e estimula o sistema imunológico.

Mas uma aplicação muito eficiente é no controle e combate de náuseas. Estudos indicaram que o gengibre é eficaz no alívio de náuseas, especialmente no início da gravidez.

Chá de Echinacea         

É muito conhecido por  prevenir e encurtar o resfriado comum. Ele pode ajudar a estimular o sistema imunológico, ajudando o organismo a combater vírus ou infecções.

No entanto, os resultados são conflituantes e a maioria dos estudos não foi bem planejado. Portanto não se pode afirmar com certeza que esse chá combate o resfriado comum.

Chás de sálvia

A sálvia é benéfica para a função cognitiva, e também potencialmente eficaz contra os efeitos envolvidos na doença de Alzheimer.

Alguns estudos indicaram melhorias no humor, função mental e memória em adultos que  tomaram um dos vários tipos diferentes de extrato de sálvia.

Chá rosa mosqueta

Antes de tudo, é importante lembrar:  o chá de rosa mosqueta não deve ser fervido.

Esse chá foi muito usado para fins medicinais desde a Segunda Guerra. Os soldados e civis ingleses usavam-na como um suplemento natural para reposição da vitamina C.

Ela pode ser benéfica no controle de peso e pode ajudar a combater o envelhecimento da pele. Também é eficaz na redução da inflamação e seus sintomas relacionados, incluindo a dor.

Texto originalmente publicado em nutricaointegrativa e adaptado pela equipe do blog Educadores.