Início Comportamento 10 benefícios de chorar que mostram que é saudável se expressar

10 benefícios de chorar que mostram que é saudável se expressar

416
0

Tem quem ache que chorar é ruim, é um ato de fraqueza. Mas a verdade é outra bem diferente: chorar traz benefícios para a nossa saúde e nos auxiliam muito na forma de se expressar.

Não há nada de errado em chorar porque nos sentimos estressados, confusos, desapontados ou perdidos. É muito mais saudável chorar do que erguer muros emocionais. 

10 benefícios de chorar que mostram que é saudável se expressar

1. Alivia o estresse

As lágrimas estimulam o corpo a se livrar de substâncias químicas que aumentam os níveis do hormônio do estresse cortisol.

2. Melhora nosso humor

Chorar é reconfortante. Ajuda-nos a regular as nossas emoções. Quando nos forçamos a não chorar e ignoramos o que sentimos, isso pode levar a dores de cabeça e pressão alta.

3. Reduz as toxinas

Juntamente com nossas lágrimas, são liberadas substâncias tóxicas. Assim como suar, expirar e urinar, o choro elimina substâncias que não são benéficas para o corpo.

4. Mata bactérias

As lágrimas contêm lisozima, capaz de matar 90-95% de todas as bactérias nocivas em apenas 5-10 minutos.

5. Reduz a dor

Chorar libera oxitocina e endorfinas que nos fazem sentir melhor emocionalmente e fisicamente. Em vez de fingir estar bem depois de uma lesão, na verdade, chorar nos beneficia porque aumenta nossa tolerância à dor.

6. Melhora a visão

As lágrimas lubrificam nossos olhos. Quando choramos, as lágrimas ajudam a lavar a poeira. Previne contra a desidratação que causa visão turva.

7. Ajuda-nos a adormecer

Depois de chorar quase sempre sentimos um relaxamento e alívio indescritível e por isso nos ajuda a adormecer e dormir sem despertares constantes.

8. Revela força de caráter

Quando choramos, enfrentamos nossas emoções em vez de escondê-las. Evoluímos como humanos. Tornamo-nos mais maduros emocionalmente.

9. Ajuda no processo de luto

É um passo para a recuperação. Escondendo nossos sentimentos, acharemos muito difícil acabar com isso. Quanto mais nos permitirmos sentir, melhor nos sentiremos a longo prazo.

10. Melhora a comunicação e o vínculo

Quando nos esforçamos para explicar como nos sentimos, o choro pode enfatizar a intensidade de nossa emoção. Também pode nos aproximar de outra pessoa porque nos sentiremos confortáveis ​​em mostrar vulnerabilidade diante dela.

Texto originalmente publicado em enallaktikidrasi e adaptado pela equipe do blog Educadores.