Início Saúde 10 benefícios das folhas de louro que mantêm as doenças afastadas

10 benefícios das folhas de louro que mantêm as doenças afastadas

461
0

Folhas de louro é uma erva refrescante e aromática, mas muitas pessoas não sabem que  também é excelente para a saúde. As folhas de louro são usadas popularmente em sopas, arroz, ensopados e outros pratos saborosos. A seguir, você saberá por que deve usá-lo com mais frequência nas refeições.

Controle o diabetes

Um estudo revelou que as pessoas que consumiam folhas de louro trituradas duas vezes por dia baixaram os níveis de açúcar no sangue. Descobriu-se que as folhas de louro contêm compostos que podem ajudar a processar a insulina em um ritmo eficiente. As folhas de louro também são benéficas para pessoas com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2 . O estudo também observou uma queda nos níveis de colesterol total.

Promove a saúde do coração

A folha de louro contém rutina e ácido caféico. Esses compostos fortalecem as paredes do coração e reduzem os níveis de colesterol. Níveis elevados de colesterol podem levar ao acúmulo de placa bacteriana e isso pode causar um ataque cardíaco ou derrame.

Ajuda na digestão

Se você está constipado ou inchado, a folha de louro pode ajudar sua digestão a voltar ao normal. Ajuda a eliminar o excesso de toxinas do corpo devido à sua propriedade diurética (algo que aumenta a micção) e estimula os sucos digestivos.

Além disso, descobriu-se que as enzimas presentes na folha de louro ajudam a quebrar os alimentos de maneira eficiente, o que é útil para pessoas com síndrome do intestino irritável ou qualquer outro problema digestivo. 

Alivia a dor

As folhas de louro também contêm propriedades antiinflamatórias. Isso o torna benéfico para reduzir a dor em pessoas que sofrem de qualquer tipo de entorse, problemas nas articulações e até mesmo artrite.

Aumenta os efeitos anticâncer

Alguns estudos sugerem que a folha de louro pode ser útil para matar as células cancerosas. Isso ocorre porque ele está repleto de fitonutrientes e catequinas, compostos que podem atacar as células cancerosas. Um estudo revelou que os extratos de folha de louro ajudaram a matar as células do câncer de mama.

Acelera a cicatrização de feridas

Usar uma pasta de folha de louro para tratar feridas e cicatrizes é um remédio antigo. Isso é graças às suas propriedades antibacterianas e antimicrobianas. Também pode ser útil no tratamento de infecções fúngicas, como cândida.

Acalma a dor de garganta e reduz a tosse

Outra característica surpreendente das folhas de louro é sua capacidade de limpar o sistema respiratório. Se você tiver tosse seca, a folha de louro pode ajudar a desobstruir as passagens de ar bloqueadas e matar as bactérias.

Você pode ferver 4-5 folhas de louro em água, uma vez que tenha esfriado um pouco, molhe um pano na água resultante e aplique no peito do doente.

Trate pedras nos rins

Um estudo revelou que a folha de louro pode ajudar a reduzir o nível de urease no corpo. Quando você tem muita urease, isso pode levar ao desenvolvimento de pedras nos rins e outros problemas gástricos.

Combate a ansiedade e o estresse

Se você acha difícil relaxar no final do dia, experimente uma xícara de chá de folha de louro . Este remédio caseiro e infusão são conhecidos por acalmar os nervos, prevenir a ansiedade e até mesmo induzir o sono. Você poderia tomar uma xícara antes de dormir.

Melhora o crescimento do cabelo e trata a caspa

Se você está lutando contra a caspa e queda de cabelo, pode tentar usar louro. É um remédio antigo para corrigir qualquer tipo de problema no cabelo, pois as folhas estão repletas de compostos que não agridem o cabelo.

Para usá-lo, basta ferver algumas folhas de louro na água, deixar esfriar um pouco e depois enxaguar o cabelo e o couro cabeludo com essa água. Certifique-se de fazer isso após lavar o cabelo.

Texto originalmente publicado em lavidalucida e adaptado pela equipe do blog Educadores.