Muitos pacientes têm receio de ir ao dentista e enxergam a consulta como uma forma de “tortura”. Alguns adquirem esses receios a partir de histórias e mitos sobre o desconforto que se pode sentir durante o momento. Mas a verdade é que hoje em dia existem inúmeras alternativas para fazer o paciente se sentir o mais confortável possível.
Por isso separamos dicas básicas para você seguir e aliviar esse medo de ir ao dentista. Confira!
COMPREENDA O SEU MEDO
Não trate seu medo como uma banalidade. O dentista é um profissional da saúde como muitos outros, se você não têm medo dos demais por que haveria de ter medo dele? Pense no seu medo de maneira racional, faça a pergunta a si mesmo: “por que eu tenho medo de ir ao dentista?”. A partir disso você conhecerá melhor o seu receio e pode compartilhar ele com o dentista, a fim de aliviar esse peso e essa insegurança.
CONVERSE ABERTAMENTE COM O PROFISSIONAL
É importante que você confie no profissional que irá cuidar de você. Por isso, anote os desconfortos que você sente e repasse ao dentista. Lembre-se que as técnicas utilizadas hoje são muito diferentes daquelas usadas há anos atrás, e seu dentista saberá lhe explicar direitinho o por quê de não ter medo.
PEÇA PARA O DENTISTA DESCREVER OS PROCEDIMENTOS
Dentro da conversa aberta que você tem com o dentista, peça que ele vá descrevendo os procedimentos aplicados. Quando você sabe o próximo passo que ele irá tomar, se sente mais confiante e tranquilo. Mesmo em casos em que pode sentir alguma dor mais aguda, estando preparado para ela é muito mais fácil de enfrentá-la. Tudo isso parte do bom relacionamento com seu profissional.
USE TÉCNICAS PARA RELAXAR
Muitos médicos recomendam o uso de alguns medicamentos param aliviar a ansiedade e desconforto. Novamente converse com o seu dentista para saber qual o melhor para você.
AUMENTE A FREQUÊNCIA DE VISITA AO DENTISTA
Quanto mais você vai ao dentista, mais acostumado e familiarizado com o ambiente você fica. Portanto não procure o consultório apenas em momentos associado à dor, ou desagradáveis em geral. Procure manter um bom relacionamento com o profissional, faça suas revisões direitinho e aprecie os resultados que serão obtidos.
Texto originalmente publicado em megacurioso e adaptado pela equipe do blog educadores.