Início Comportamento Você cuida da sua visão como deveria?”Os olhos são a janela da...

Você cuida da sua visão como deveria?”Os olhos são a janela da alma já dizia o poeta”

130
0

O estado dos nossos olhos é muito importante, e é que metade das informações que recebemos do meio ambiente chega até nós através da visão.   Por esse motivo, é importante consultar o oftalmologista todos os anos, pois muitos dos problemas relacionados à visão não apresentam sintomas ou outros sinais evidentes, podendo passar despercebidos.

O sol, grande inimigo da visão

A radiação ultravioleta está presente 365 dias, por isso é necessário proteger os olhos durante todo o ano, mesmo em dias nublados. Além disso, nos meses frios também há dias de sol, e o excesso de luz nesses dias pode causar deslumbramento. Portanto, é importante usar óculos de sol ou lentes fotocromáticas aprovadas. E também quando você pratica esportes, procure utilizar algum chapéu que alivie um pouco a claridade. A proteção torna-se, mais uma vez, um pilar básico. 

Alimentação também conta, ein

As cenouras não são apenas boas para os olhos. O abacate e o pimentão são ótimos para proteger a retina dos olhos. A amêndoa favorece o retardo das afecções oculares, enquanto a cal protege o cristalino contra a opacidade que causa a catarata. A crosta da noz macadâmia previne a miopia e o ovo é fonte de vitamina A, rica em luteína e zeanthin, ambas com propriedades mais do que benéficas para os olhos. 

Estresse ocular

Estresse ocular acontece quando passamos muito tempo em frente ao computador, à televisão ou lendo. Para evitar isso, é necessário exercitar os olhos. A cada 20 minutos, tire os olhos do computador, livro ou televisão e foque em um objeto distante por 10-15 segundos, depois olhe para algo próximo por mais 10-15 segundos. 

Mantenha uma boa iluminação em sua casa e escritório

A iluminação é de extrema importância para evitar o estresse ocular. É recomendado que se ilumine os ambientes em 50% abaixo do nível de luminosidade da tela do computador, além de evitar assistir televisão no escuro e garantir que a luz não seja refletida no tecido.


Texto originalmente publicado em nortedigital e adaptado pela equipe do blog Educadores.