Início Ciência Vacina brasileira contra vício em drogas é finalista em prêmio internacional

Vacina brasileira contra vício em drogas é finalista em prêmio internacional

1292
0

A vacina brasileira da UFMG para tratar o vício em cocaína e crack foi indicada ao Prêmio Euro na categoria Inovação em Saúde. O projeto foi desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e já está em etapas pré-clínicas para comprovação da sua segurança e eficácia no tratamento da dependência.

Como é esse medicamento?

O medicamento induz o sistema imunológico a produzir anticorpos que se ligam à cocaína na corrente sanguínea, transformando-a em uma molécula grande e impedindo-a de atravessar a barreira encefálica. Com isso, o objetivo é evitar recaídas e proporcionar aos pacientes em tratamento um maior período para reconstruir suas vidas sem drogas.

“A vacina impediu a ação da droga sobre a placenta e o feto. Observamos menos complicações obstétricas, maior número e peso dos filhotes do que as não vacinadas”, comentou o professor.

Os resultados positivos obtidos até o momento tornam a vacina promissora. O próximo passo é realizar testes em humanos, para o qual os pesquisadores buscam recursos adicionais.

Texto originalmente publicado em sabervivermais e adaptado pela equipe do blog Educadores.