Início Comportamento Um filósofo diz: “Não é apenas a educação dos filhos que é...

Um filósofo diz: “Não é apenas a educação dos filhos que é necessária, mas também a dos pais”

36
0

Quem conhece o filósofo Mario Sérgio Cortella sabe que ele consegue abordar temas complexos e atuais com profunda sabedoria e simplicidade. Segundo ele, as muitas mudanças que ocorrem na sociedade têm um impacto direto nas relações pais/filhos:

“Alguns pais acabaram terceirizando o contato com os filhos e delegando à escola o que originalmente era sua responsabilidade. Isso atrapalha a formação de novas gerações. É óbvio que criar filhos dá trabalho e exige esforço. Acontece que, em meio a todas essas mudanças, alguns pais e mães ficam confusos. Por isso, é necessário que encontrem apoio, em livros, revistas, grupos de discussão.”

Cortella quer dizer que para que os pais criem seus filhos da maneira certa eles devem primeiro se capacitar. Afinal, os pais são um exemplo para os filhos, e é neles que os filhos se refletem para construir o caráter e a personalidade.

Embora os pais devam manter uma posição de autoridade, eles podem fazê-lo com respeito, para desenvolver laços mais fortes e um clima de confiança com seus filhos. Eles podem ser amigos dos seus filhos, mas sem perder a autoridade. Esse equilíbrio é fundamental.

Afinal, ninguém disse que ser pai é fácil não é mesmo? Manter o equilíbrio em qualquer área da vida não é tarefa simples. Mas com persistência e aprendizado isso é possível e fará você ser um ótimo pai e mãe!

Texto originalmente publicado em sain-et-naturel.ouest-france e adaptado pela equipe do blog Educadores.