Início Bem estar Tire o Tablet do seu Filho e dê a ele um Instrumento...

Tire o Tablet do seu Filho e dê a ele um Instrumento Musical

932
0

Muitos pais, para calar o filho e/ou para os mantê-lo quieto, não pensam duas vezes em lhe entregar um aparelho de celular ou tablet. É compreensível que queiramos que eles se silenciem às vezes, mas até que ponto isso pode mesmo ser benéfico?

De acordo com os estudos de Álvaro Bilbao, neuropsicólogo espanhol, autor do livro “O cérebro da criança explicado aos pais”, se você quer ter filhos (mais) inteligentes, você precisa tirar tempo de celular/tablet e dar a ele um instrumento musical. Não parece interessante?

Segundo um estudo publicado na revista Psiquiatria Molecular, 50% da inteligência é determinada pelos genes mas os restantes 50% dependem dos estímulos que os mais pequenos recebem. Como você, pai e mãe, tem estimulado o seu filho?  A chave do desenvolvimento potencial do cérebro da criança está na sua relação com os pais, fique atento. “Sem o incentivo dos pais, o potencial intelectual da criança não se desenvolve”, assegura Álvaro Bilbao.

“Uma criança pode ter a genética para atingir um metro e noventa de altura, mas se os pais não a alimentarem bem, ela será baixa e desnutrida”, exemplifica o neuropsicólogo, que garante que os 6 primeiros anos de vida são primordiais no processo.

Um estudo da Universidade de Toronto, publicado na revista Psychological Science, relacionou o desenvolvimento cognitivo com a aprendizagem de música. Durante um ano, três grupos de crianças de seis anos estudaram, separadamente, canto, piano e expressão dramática. Os que aprenderam música revelaram padrões de inteligência maiores no final.

Ou seja: há indícios científicos que mostram a importância de se estimular o contato com a música e instrumentos musicais. Os pais são os principais responsáveis por esse estímulo. Como você tem feito com seus filhos?

Texto originalmente publicado em portalraizes e adaptado pela equipe do blog Educadores.