Início Comportamento Senhora proibida de estudar realiza o sonho de cursar engenharia aos 70...

Senhora proibida de estudar realiza o sonho de cursar engenharia aos 70 anos

594
0

Allice Serafim, futura engenheira, é um grande exemplo para todos nós. Ela passou por situações na vida que talvez a nova geração jamais compreenderia.

Na sua época, o acesso à educação não era direito de todos. Aos 8 anos, seu pai a tirou da escola e, aos 18 anos, recém-casada, também foi proibida pelo marido de estudar. O estudo era um luxo que não lhe foi concedido. Não é de se impressionar, visto que naqueles anos a mulher era vista com o papel central de cuidar da família, do lar.

Natural de Catanduva, interior de São Paulo, Allice morou na capital do estado por muitos anos e, depois da morte do marido, retornou à cidade natal e deu início a uma nova fase de sua vida, dedicando-se ao grande sonho. Entrou em um supletivo, no período noturno, e tornou as aulas sua prioridade, da qual não abria mão.

Depois de concluir o supletivo, Allice fez alguns outros cursos, como violão, informática básica, como falar em público, além de contabilidade. Ela era, de fato, uma pessoa com muita sede de estudo e conhecimento.

A engenharia sempre foi uma área que despertou muito interesse em Allice. Uma faculdade particular de Catanduva, interior de São Paulo, estava oferecendo bolsa para o curso, em 2018, ela decidiu prestar o vestibular, e passou.

Apesar de sua idade ser muito diferente da de seus colegas de classe, Allice, agora com 71 anos, é aceita por todos eles. Também é reconhecida pelos professores e pelo coordenador do curso, que admiram sua persistência.

Allice é muito aplicada, e mesmo sabendo das dificuldades do mercado de trabalho, acredita que é capaz de atuar na área. No entanto, ela afirma que se não atuar também está tudo ótimo, pois o que ela mais quer é realmente adquirir conhecimento e ajudar as pessoas.

Um grande exemplo, não é mesmo?

Texto originalmente publicado em oamor e adaptado pela equipe do blog Educadores.