Alimentos nocivos que comemos todos os dias
Vamos falar sobre os dez alimentos mais venenosos e prejudiciais comuns na nossa alimentação.
Todos conhecem alguns alimentos venenosos que obviamente não podemos comer. Porém, existem também outros alimentos perigosos que comemos sem saber. A seguir vamos descobrir os 10 alimentos venenosos mais comuns:
Cerejas
As cerejas possuem, nas suas sementes, cianeto de hidrogênio. Esta substância é tóxica e dificulta o transporte de oxigênio pelo sangue. Sendo assim, evite consumi-la.
Noz – moscada
Quando consumido em quantidades pequenas, a noz-moscada é inofensiva para a nossa saúde, porém, se consumida em excesso pode causar alucinações e convulsões devido à miristicina, que age como um neurotóxico. Inclusive, a atenção deve ser redobrada durante a gravidez, já que a sua toxicidade pode colocar o feto em perigo. O alimento não precisa ser evitado, porém, não exagere.
Cogumelos
Há cogumelos famosos por serem venenosos e não comestíveis. Porém, os cogumelos possuem toxinas mesmo quando são considerados comestíveis. Estas toxinas são chamadas de termolábeis. Estas substâncias somente evaporam durante o cozimento, quando atingem em média 80 °. Sendo assim, é possível que eles possam dificultar a digestão. O conselho, portanto, é consumi-los somente após o cozimento.
Batatas com brotos
A solanina é uma toxina presente nos brotos e na casca. Sendo assim, é aconselhável descascá-las antes de cozinhá-las, pois o alcalóide tóxico só é eliminado após o cozimento a mais de 243 ° C. Aliás, fique atento nas batatas que estão mais verdes, pois é a parte onde há mais concentração dessa substância.
Amêndoas
Normalmente elas fornecem energia útil para o nosso corpo, porém, aquelas amêndoas mais amargas não devem ser consumidas. Na verdade, há uma grande quantidade de amigdalina nas amêndoas mais amargas e este composto acaba aumentando a produção de cianeto de hidrogênio, do qual deriva o cianeto. No entanto, só podem ser letais se você comer cerca de 50 ou 60.
Maçãs – sementes
As sementes da maçã, assim como nas amêndoas, contém amigdalina e devem ser evitados.
Feijão
O feijão, quando cru, contém fitohemaglutinina, que é uma substância que pode causar náuseas, vômitos e diarreia. Por isso, o ideal é deixar o feijão de molho por algumas horas, antes de cozinhar e posteriormente cozinhá-lo bem.
Sabugueiro
Você pode ingerir apenas as flores e as frutas do sabugueiro. As partes verdes e a casca são bastante venenosas. Também deve ser esclarecido que o consumo excessivo das partes audíveis pode ocasionar problemas no intestino.
Baiacu
Existem neurotoxinas presentes no fígado, ovários, intestinos e pele desse peixe, que são suficientes para matar um homem.
No Japão, por exemplo, para preparar este peixe, o chef precisa ter uma licença especial.
Fonte: curiosauro