Início Comportamento Saiba como incentivar o seu filho a estudar em casa

Saiba como incentivar o seu filho a estudar em casa

224
0

Saiba como motivar o seu filho a estudar em casa

A vida das crianças é feita de aventuras, aprendizados e estímulos. Porém, isso também significa que está repleto de distrações. Sendo assim, incentivar a criança a estudar em casa é ainda mais complexo do que fazer com que ela se concentre na escola ou em um espaço projetado especialmente pensado para otimizar o seu ensino.

Não é fácil motivar os pequenos a estudar em casa. Eles possuem diversas distrações, como brinquedos, televisão, eletrônicos, entre outros.

Mesmo assim, podemos fazer com que os pequenos se dediquem ao estudo. Além do mais, é possível fazer com que eles se concentrem e potencializem o tempo que se dedicam para livros, trabalhos de casa, anotações ou tarefas escolares.

Não restam dúvidas que para uma criança se dedicar aos estudos em casa é necessária muita motivação. Para conquistar isso é necessário empenhar muito esforço e dedicação.

Além do mais, precisamos considerar que o estado emocional possui uma influência significativa nos processos de aprendizagem das crianças, bem como dos adultos. Desta forma, se em casa desenvolvermos um ambiente onde se prevaleça a curiosidade, a educação e a vontade de aprender, podemos facilitar este processo para os nossos filhos.

Como motivar a criança a estudar em casa?

Tempo livre e rotinas normais

Atualmente vemos crianças que ficam na escola no turno da manhã e à tarde, possuem atividades extracurriculares e aulas particulares. Se tentarmos reproduzir essa realidade em casa, as crianças irão enfrentar sérios problemas para realizar as atividades e se sentirão frustradas. Portanto, é preciso dar-lhes espaço e tempo.

Espaços pensados especialmente para motivar a criança

É importante que as crianças tenham espaços que possam relacionar à motivação, estudo e concentração. Para isso, podemos criar um espaço que seja mais isolado do ruído e do entretenimento.

O ideal, é que este espaço seja bem decorado e do gosto da criança, mas sem incluir estímulos que o divertem. Tudo precisa estar focado no estudo.

Pequenos objetivos para motivar a criança

É fundamental que se tenha metas definidas e planos claros de como alcança-las. Uma fórmula que normalmente não falha é a de criar pequenos objetivos que, quando superados um a um, mostram que atingimos o grande objetivo traçado.

É importante ressaltar que as metas precisam ser elaboradas conforme a capacidade da criança. Esta capacidade deve ser avaliada pelos pais conforme o desempenho do seu filho mediante pequenas tarefas que exigem concentração. Criar metas inalcançáveis para a acriança pode provocar o resultado oposto do esperado.

Atividades personalizadas                   

Não podemos adaptar os interesses da criança às nossas necessidades ou desejos como pais. Você pode desejar muito que o seu filho tire as notas mais altas da turma, mas precisa se perguntar se deseja isso por ele ou por você mesmo.

Cada criança vive em um mundo diferente e devemos nos adaptar a elas. É necessário entendê-lo, conhecer suas preocupações, habilidades e talentos. Sabendo disso, podemos elaborar um plano de estudos, um espaço e um planejamento que se encaixe às suas necessidades e particularidades.

Motivar a criança a estudar em casa é um trabalho cansativo, que exige cuidado, dedicação e paciência dos pais. Mas se tudo for feito com amor, os resultados poderão ser incríveis.

Fonte: eresmama