Início Bem estar Saiba como eliminar a umidade e o mofo das suas paredes

Saiba como eliminar a umidade e o mofo das suas paredes

1645
0

Descubra como se livrar da umidade

A umidade e o bolor nas paredes da casa são problemas que muitos enfrentam, ainda mais no inverno. Porém, cada caso é um caso, e precisa ser avaliado individualmente por um arquiteto ou engenheiro.

O que corre é que muitas casas são feitas com uma estrutura de fundação que fica em contato direto com o solo, que é sempre úmido. Por este motivo, com o passar do tempo, as paredes de alvenaria absorvem a umidade das estruturas da fundação, que por consequência, vai se alastrando pelas paredes e formando os bolores.

Desta forma, você até consegue dar um jeitinho de remover os bolores com limpeza e pintura, porém, com o passar dos meses e anos, eles vão retornar. Você, portanto, que decide como vai resolver e o quanto pode investir para solucionar esse problema. Sendo assim, confira a seguir quais são as principais soluções, da mais simples até uma reforma.

Remover bolor com água sanitária

Essa provavelmente é a melhor solução a curto prazo, já que a água sanitária remove o mofo e o bolor superficial, porém não remove a umidade interna das paredes.

Pra realizar a limpeza, basta misturar agua sanitária com um pouco de água, colocar num borrifador, usar luvas de borracha, óculos de proteção e máscara. Depois, pegar uma escovinha, ir borrifando e esfregando.

É um pouco trabalhoso, e deve ser realizado um pouco a cada dia ou semana, já que o odor do produto é muito forte e pode ocasionar tonturas, ardência e enjoo. Faça esta limpeza sem que outras pessoas estejam por perto, em um dia de sol e com o ambiente bem arejado.

Obs: A limpeza das paredes com água sanitária com cloro pode desbotar paredes coloridas. A dica é especialmente para paredes e outras superfícies brancas.

Remover bolor com água oxigenada

Outro produto que auxilia na remoção do bolor é a água oxigenada. O melhor é utilizá-la em manchas menores, já que dá um pouco mais de trabalho.

Embeba um pano com água oxigenada, coloque sobre o bolor e deixe agindo por 15 minutos. Depois esfregue bem até sair.

Também é recomendado que você utilize luvas e máscara de proteção, e que tome o cuidado para arejar o ambiente e não permitir que as crianças tenham acesso ao cômodo durante a limpeza.

Remover bolor com água, vinagre e álcool

Uma maneira mais simples e mais caseira que não desbota a cor da parede, é a mistura de água morna com 1 xícara de vinagre e 1 xícara de álcool. Juntos, eles amolecem o mofo, ajudando a remover a mancha.

Acabar com a umidade corrigindo a estrutura

Esta dica é para você que realmente que se ver livre da umidade e dos bolores. Conforme a arquiteta Daniela Fortinho, da FORM Arquitetura, você precisará do auxílio de um profissional para avaliar a estrutura da casa e ajudar a determinar a melhor solução, sem colocar dinheiro fora.

Isso é essencial, pois a umidade pode estar sendo ocasionada por inúmeros fatores. Pode ser um defeito no baldrame, que localiza-se na base das paredes (parte da fundação), como também pode ser uma umidade que vem do ar. Pode estar vindo do telhado ou então de fissuras nas paredes, entre outros problemas.

Após determinar a causa ou as causas, então virá a solução, que geralmente consiste em arrancar o reboco atual e refazê-lo, usando um líquido especial impermeabilizante na mistura do reboco novo.

Há casos em que o problema vem de baixo e, sendo assim, pode ser necessário quebrar o primeiro metro de parede e refazer essa parte com adição de uma manta impermeabilizante (manta asfáltica). Não necessita quebrar a parede toda, apenas a parte de baixo, pouco a pouco. Se esta parte fica protegida, a parte superior não vai mais absorver a umidade que vem do solo.

Fonte: dicasonline