Início Bem estar Reconheça: 10 sinais característicos de uma criança superdotada

Reconheça: 10 sinais característicos de uma criança superdotada

107
0

Primeiro de tudo: ser superdotado é diferente de ser inteligente. Crianças inteligentes trabalham duro para ter sucesso, enquanto crianças superdotadas podem ficar entediadas rapidamente na escola. De fato, crianças inteligentes, mas não superdotadas, são mais propensas a ter sucesso no ambiente escolar tradicional porque são motivadas principalmente por notas e reconhecimento.

Mas como podemos reconhecer uma criança superdotada?

1. Eles têm muito vocabulário

Crianças superdotadas geralmente adquirem conhecimento muito mais rápido do que a média. E assim as suas habilidades linguísticas parecem vir mais naturalmente. Essas crianças geralmente têm um vocabulário rico e são capazes de fazer frases complexas.

2. Eles identificam padrões:

Crianças pequenas não tendem a identificar padrões (por exemplo, um quebra-cabeça ou a hora em que os pais chegam em casa), a menos que seu filho seja superdotado.

3. Eles são incrivelmente talentosos em certas áreas:

Algumas crianças são naturalmente dotadas em certas áreas, como esportes, ciências ou artes. Talento é quase certamente um sinal de alta inteligência.

4. Eles adoram ler:

Crianças superdotadas são muito curiosas. Para satisfazer essa curiosidade, eles lêem todos os livros que encontram. 

5. Eles adoram a companhia de adultos ou crianças mais velhas:

As crianças superdotadas, devido à sua alta inteligência, têm dificuldade em comunicar com os da sua idade. Eles podem ser incompreendidos ou simplesmente entediados. Por isso, tendem a gostar da companhia de crianças mais velhas, professores e adultos em geral, pois se sentem mais estimulados.

6. São maduros para a idade:

Uma criança superdotada também pode ter profunda inteligência emocional. Crianças superdotadas tendem a fazer menos travessuras do que outras crianças.

7. Têm uma grande capacidade de concentração:

A maioria das crianças superdotadas tem uma capacidade excepcional de se concentrar nas coisas que lhes interessam. No entanto, uma criança superdotada que está entediada na aula perderá rapidamente essa habilidade. Assim, eles podem até ser vistos como alunos distraídos em uma sala de aula normal.

8. Crianças superdotadas tendem a ser líderes:

Devido à sua maturidade e incrível capacidade de resolver problemas e pensar fora da caixa, algumas crianças superdotadas são excelentes líderes. 

9. Eles não precisam de instruções:

Enquanto algumas crianças esperam pacientemente que o professor diga como elas querem que algo seja feito, as crianças superdotadas entram em cena e fazem perguntas mais tarde. Às vezes, eles não fazem perguntas se descobriram as coisas por conta própria.

10. Eles estão cheios de energia:

Crianças superdotadas, provavelmente porque seus cérebros estão sempre ligados, parecem estar sempre em movimento. Observe também que crianças realmente inteligentes e superdotadas tendem a falar muito rápido, de modo que suas palavras alcançam seus pensamentos.

Texto originalmente publicado em sain-et-naturel.ouest-france e adaptado pela equipe do blog Educadores.