Uma nova espécie de dinossauro que viveu no período Cretáceo – entre 145 e 65 milhões de anos atrás – foi descoberto por cientistas recentemente. Considerado o membro mais antigo da família do Tyrannosaurus Rex descoberto na América do Norte, a espécie é nomeada como “Ceifador da Morte” segundo a tradução do termo grego Thanatotheristes degrootorum.
Segundo a professora de Paleobiologia de Dinossauros da Universidade de Calgary o nome foi escolhido para representar o que foi a espécie no seu tempo. “Escolhemos um nome que incorpore ou que era esse tiranossauro como o único predador de ápice conhecido do seu tempo no Canadá, o ceifador da morte”, disse ela.
Sendo a primeira nova espécie de tiranossauro encontrada há 50 anos no Canadá, a espécie de 79 milhões de anos foi descoberto por Jared Voris, um estudante de doutorado em Calgary.
Um estudo publicado na revista Cretaceous Research descobriu que o Thanatos – apelido dado à espécie por remeter ao deus grego da morte – tinha focinho longo e profundo. Os pesquisadores sugerem que as diferenças entre os crânios do tiranossauro entre as regiões deve ser devido à pouca semelhança na alimentação dessas espécies.
Com esse novo descobrimento, paleontólogos estão ansiosos por compreender e desenvolver melhor seus estudos em relação ao T. Rex.
Texto original publicado em ciencianautas e adaptado pela equipe do blog educadores.live.