Início Bem estar Receita de alecrim e sálvia: promete ajudar contra estresse e perda de...

Receita de alecrim e sálvia: promete ajudar contra estresse e perda de memória

783
0

O estresse pode causar muita correria e cansaço. Por isso é interessante recorrer a algumas alternativas naturais, como chás que aliviam os sintomas do estresse. Mais interessante ainda, nesse aspecto, é juntar os benefícios da sálvia e do alecrim.

O uso desses dois ingredientes já é bastante conhecido há anos. Além disso, eles são objeto de estudos científicos sobre a sua ação na memória e no estresse.

Então vamos te oferecer uma receita simples para que utilize e melhore um pouco os sintomas do que pode estar te atrapalhando no dia a dia.

Você vai precisar de:

* 1 litro de vinagre de maçã (de boa qualidade) ou de 1 litro de vinho seco (tinto ou branco)

* 2 colheres de sopa de folhas de alecrim

* 2 colheres de sopa de folhas de sálvia picada

* 100 ml de mel puro de abelhas (se for diabético, deixe o mel fora da receita de elixir).

Tente fazer a receita com ervas frescas. Se não for possível, utilize as  desidratadas e reduza à metade a quantidade.

Lave bem as ervas, deixe-as secar e coloque-as em um recipiente de vidro escuro. Junte todo o vinagre e, no final, o mel.  Depois deixe que esse recipiente peramaneça tampado em local escuro repousando por 15 dias. De tempos em tempos, sacuda a garrafa para misturar o seu conteúdo.

Depois de pronto, tome diariamente o conteúdo liquido resultante. Tome 3 colheres de sopa com um pouco de água.

BENEFÍCIOS ALECRIM

O alecrim é um poderoso estimulante orgânico e mental que atua, curativamente, no estresse e ansiedade. Mas cuidado: ele pode cauxar hipertensão em quem seja sensível a erva. Para saber, procure tomar um chá de alecrim antes e ver como reage.

BENEFÍCIOS SÁLVIA

A sálvia é riquíssima em flavonoides que estimulam as funções cerebrais e têm efeitos positivos sobre os neurotransmissores que afetam o nosso humor. Já na memória, ela atua através do seu conteúdo em  hispidulina, substância que interage com as células cerebrais formando um neurotransmissor, GABA – ácido gama-aminobutírico, que atua na cognição e estados de ânimo.

Texto originalmente publicado em greenmebrasil e adaptado pela equipe do blog Educadores.