Início Comportamento Quem se ausenta é por que realmente não quer estar lá

Quem se ausenta é por que realmente não quer estar lá

300
0

Há momentos na vida em que começamos a perceber certas lacunas. Alguém acaba estando ausente com frequência, os costumes começam a ser quebrados, silêncios aparecem.

Mas não há ausência mais dolorosa do que aquela causada por quem está ao nosso lado em corpo, mas com a mente e atenção completamente voltada a outra coisa ou alguém. Aquela pessoa que nos abraça com indiferença, que não olha nos nossos olhos nem ouve quando conversamos com ela. Poucas formas de solidão causam tanto sofrimento quanto isso.

Mas aí vai uma verdade: quem está ausente, muitas vezes não quer estar presente.

Quando alguém se ausenta das nossas vidas, pensamos que fizemos algo errado. Nos culpamos, tendemos a encontrar erros no nosso comportamento. Mas a verdade é que muitas vezes a culpa não é nossa, e sim apenas a vontade daquela pessoa.

Quando ocorre uma ausência dessas, por mais que doa, devemos aceita-la. Veremos, com o tempo, que a dor causada por ela desaparecerá e nos acostumaremos com essa ausência. Nos acostumaremos tanto que é possível que um dia essa pessoa retorne e nós já não estejamos mais lá.

Aprenda a estar presente

Entenda que para fazermos alguém feliz não basta estar do lado dessa pessoa. Escute-a com atenção, toque, dê um abraço, um carinho. Mostre que está ouvindo o que ela está dizendo, traga o assunto, desenvolva. Mostre que se importa.

Quando você faz isso, você demonstra se importar com aquela pessoa. Ou seja: você mostra que quer estar presente. A ausência é gerada por falta de interesse.

Se alguém está ausência, é por que a pessoa não deseja estar com você.