Início Bem estar Quantos pontos pretos você vê no teste

Quantos pontos pretos você vê no teste

20212
0

Teste: Quantos pontos pretos você vê? Seus olhos podem mentir

Deve-se supor que, se nossos olhos não vêem, eles estão mentindo para nós. Parece um provérbio, mas é uma realidade demonstrada por uma imagem “simples”, o objetivo do trabalho científico de estudar o alcance real que nossa visão pode ter.

Quantos pontos pretos você vê no teste

Pontos pretos em uma grade muito leve tendem a desaparecer, e nossos olhos os mostram em grupos, dando-nos a sensação de movimento. A incrível ilusão de ótica é obra de dois cientistas da École Normale Supérieure em Paris e da Universidade de Oregon (Estados Unidos).

Quantos pontos pretos você vê ao mesmo tempo?

Sim, nossos olhos “mentem” para compensar a incapacidade de processar informações simultaneamente: na imagem há doze pontos pretos em algumas posições, mas nosso cérebro não pode ver simultaneamente, dando-nos a ilusão de uma imagem em movimento, como se fossem quadros diferentes de um filme em execução.

O desenho foi publicado pela primeira vez em 2000, depois foi abordado várias vezes por matemáticos, psicólogos e entusiastas simples, e é conhecido como ” Ilusão de Ninio “, com base no nome de seu autor principal.

Uma ilusão de ótica que mostra que nossos olhos não conseguem processar tudo o que vemos

“Quando os pontos pretos (ou brancos nesta imagem) em uma grade brilhante são pequenos e pretos, tendem a desaparecer”, diz o artigo original. “Você vê apenas alguns de cada vez, em grupos que se movem irregularmente na página. . Onde a percepção “desaparece”, as malhas nas interseções cinzas parecem “contínuas”, criando outras interseções e outros pontos pretos na realidade, mas que não existem “.

Mas por que isso acontece? Infelizmente (ou felizmente) somos muito limitados e nossos olhos também. A causa é, de fato, a nossa visão periférica : se fixarmos um ponto específico, nossos olhos verão mal as bordas e o cérebro tentará compensar de alguma maneira, extrapolando o que puder das informações visuais à sua disposição, em certo sentido, “elas inventam ” Ou ” preencha “, como se fosse tudo” um gráfico contínuo ” , como um filme, procurando a continuação, nossos olhos andam na imagem.

FONTE lavidalucida