Início Bem estar Psicólogo explica mais sobre a depressão e sobre como identificá-la

Psicólogo explica mais sobre a depressão e sobre como identificá-la

359
0

Uma conversa com o psicólogo psicoterapeuta existencial Dmitry Panfilov trouxe alguns esclarecimentos bem importantes sobre a depressão. Vamos entender um pouco mais sobre a doença e tentar previní-la?

O psicólogo lida apenas com a depressão psicogênica ou reativa, quando a depressão tem causas externas específicas. Pode ser trauma ou perda. 

A depressão psicogênica se manifesta na forma de falta de vontade de viver. Quase nada agrada uma pessoa. todos os desejos se desvanecem, as emoções são abafadas.  Muitas coisas são feitas mecanicamente e com relutância. 

Além da depressão psicogênica, existe também a depressão endógena. Mas para esse tipo de depressão é necessário um tratamento com psiquiatra. Praticamente não há diferença nos sintomas, exceto que na depressão psicogênica o estado de tristeza, apatia, despersonalização pode ser “explicado” por eventos bem definidos. E no endógeno, esses sintomas não estão associados a eventos de vida e surgem sem motivo aparente. 

Mas nem sempre o que chamam de depressão é realmente depressão: Acontece que uma pessoa tende a se diagnosticar com base na sabedoria convencional ou na Internet. CUIDADO!

Muitas vezes acontece uma discrepância entre as expectativas e a realidade, quando a pessoa tem decepções na vida e ainda não está acostumada a entender que as ilusões falham, de uma forma ou de outra. Essas decepções não são depressão, e precisamos saber idntificar essas diferenças.

 20-30% dos pacientes do psicólogo  vêm com depressão psicogênica de gravidade variável. Esses pacientes podem já ter traumas específicos para ter a doença, ou estão ainda procurando o diagnóstico.

É importante notar que é feita uma distinção entre depressão endógena e psicogênica. No primeiro caso, as razões podem estar na genética ou na violação da atividade do cérebro. Essa depressão aparece sem motivo aparente e geralmente requer medicamentos (por exemplo, antidepressivos), que só podem ser prescritos por um psiquiatra ou psicólogo com formação médica. Psicogênico tem motivos. Podem consistir em condições traumáticas da infância ou, por exemplo, como resultado da perda recente de um ente querido, ou de algo especialmente valioso (uma quantia significativa de dinheiro, casa, posição social, liberdade, sentido da vida). 

Sintomas específicos da depressão:

 um declínio significativo e de longo prazo no humor. Uma pessoa pode ser literalmente dolorida fisicamente e insuportável de viver;

– anedonia – nada agrada particularmente, o mundo parece cinza, opaco, sem cores;

– alto risco de suicídio. Parece a uma pessoa que sempre será assim, o futuro não tem esperança. Nem sempre essa pessoa neste estado acredita na eficácia da ajuda de um especialista;

– insônia ou sonolência constante durante o dia.

– um sentimento constante de culpa, que no caso de depressão psicogênica pode indicar agressão reprimida. Essas pessoas, via de regra, raramente expressam agressão, mais irritabilidade;

– aqueles que sofrem de depressão também experimentam uma sensação pronunciada de sua própria inutilidade, duvidam de seu próprio valor para os outros. A auto-estima é significativamente subestimada. A ansiedade muitas vezes surge, além disso, às vezes irracional, ou seja, não está claro por que razão. Ou localizado em algo. Isso pode ser devido à perda de entes queridos, empregos ou dinheiro.

A depressão é perigosa

A depressão é perigosa porque pode durar anos e não desaparece por conta própria. Pessoas deprimidas perdem muito na qualidade de vida de suas próprias vidas. Eles próprios acham que a vida vai em vão. E o mais perigoso é a probabilidade de suicídio.

Pessoas com depressão freqüentemente tentam lutar contra ela. A certa altura, eles tentam se animar, encontrar diversão. Mas isso só piora as coisas. A realidade é que você se sente mal por algum motivo ou por nenhum motivo. Precisamos de tratamento. Pode ser psicoterapia ou medicação, ou ambos. Mas precisa de tratamento.

O que pode causar depressão

A depressão endógena pode ser causada por “genética”, atividade cerebral prejudicada, quando a serotonina não é produzida, etc. E as causas psicogênicas são individuais, mas identificáveis. Freqüentemente, é a perda de entes queridos, eventos traumáticos da infância ou eventos recentes que se fazem sentir durante a depressão.

Quais as recomendações do psicólogo

A primeira coisa que vem à mente é a compreensão. A pessoa está de mau humor por um motivo, ela não precisa se animar ou assistir a um novo stand-up. Ele precisa ser compreendido, mesmo que ele mesmo não entenda o que está acontecendo. Em nenhum caso você deve ridicularizar e desvalorizar, como: “Não faça um elefante de uma mosca.” Acredite em mim, existe tal elefante que você não trocaria de lugar com essa pessoa. 

Texto originalmente publicado em clutch.ua e adaptado pela equipe do blog Educadores.