Início Bem estar Precisamos de 4 a 12 abraços por dia para melhorar nossa saúde,...

Precisamos de 4 a 12 abraços por dia para melhorar nossa saúde, dizem os especialistas.

1075
0

Normalmente, quando as pessoas experimentam momentos de tristeza, solidão, doença ou dor, tendem a desejar os abraços sinceros que seus entes queridos proporcionam.

Por incrível que pareça, os abraços têm a capacidade de modificar positivamente o seu humor. Como esse contato físico representa uma demonstração de afeto e empatia.

Apesar dos abraços benéficos, em nossa sociedade moderna eles são considerados um gesto privado e reservado para pessoas próximas. Devido a certas crenças que condenam ou estigmatizam essa demonstração de proximidade entre os indivíduos.

Da mesma forma, o isolamento derivado da rotina diária e do vício em dispositivos inteligentes são algumas das razões pelas quais receber e fornecer abraços representa muitas vezes, um evento estranho hoje.

Abraços: Uma fonte de amor, equilíbrio e saúde

Seja você uma pessoa que gosta de contato físico ou não, a verdade é que essas interações têm a capacidade de fornecer entendimento e apreciação. Desde os tapinhas nas costas, um abraço e até um aperto de mão contribuem para o sentimento de proteção, felicidade e amor.

Isso é confirmado pelo Dr. Dacher Keltener, que através de um estudo evidenciou que esse contato físico pode melhorar a saúde da pessoa e seu equilíbrio emocional.

Isso ocorre porque quando uma pessoa entra em contato com outra, sua produção do hormônio do estresse, cortisol, é reduzida. Por sua vez, é encorajada a fabricação de serotonina, dopamina e ocitocina, hormônios que causam a sensação de felicidade e bem-estar.

Benefícios de receber e dar um abraço com frequência

Contribui para a auto-estima

A auto-estima é nutrida pelas experiências obtidas durante a vida, bem como pelos vínculos emocionais estabelecidos com a família, parceiros e amigos. É por isso que o contato físico, como o causado pelos abraços, pode aumentar a sensação de segurança, amor e autoconfiança.

Melhora a saúde

A Associação Americana de Psiquiatria disse que o contato físico é capaz de reduzir os níveis de estresse, ansiedade, angústia ou preocupação de uma pessoa. Desde que recebeu abraços, o cérebro libera hormônios da felicidade, enquanto regula a pressão arterial e a freqüência cardíaca, favorecendo o sistema imunológico.

Melhora o humor

Os abraços são a fonte ideal para transmitir sentimentos, a ponto de serem incluídos nos tratamentos contra a depressão e a ansiedade. A conhecida terapia do abraço usa contato físico para reduzir sentimentos de raiva, solidão ou frustração. Portanto, recomenda-se uma dose de 4 a 12 abraços por dia para se sentir melhor.

Transmitir sentimentos sem a necessidade de palavras

Algumas pessoas têm dificuldade em expressar suas emoções e sentimentos por meio de palavras, então usam o contato físico como expressão. Portanto, abraços, carinho ou aperto de mão podem comunicar alegria, apoio, desejo e ternura.