Cada vez mais objetos biodegradáveis estão sendo desenvolvidos e são necessários para nosso meio ambiente.
A empresa colombiana Lifepack está fazendo pratos e talheres ecológicos e biodegradáveis com copas velhas de abacaxi que, de outra forma, iriam para o lixo. Da mesma forma, você pode plantar uma copa de abacaxi no seu jardim, e ao plantar esses pratos, e eles vão brotar no solo porque contêm sementes.
As placas são parte do esforço mais recente da Lifepack para reduzir o desperdício de plástico em todo o mundo. A empresa já havia produzido mangas para xícaras de café e recipientes para sanduíches que contêm sementes de várias plantas comestíveis, incluindo morango, coentro e amaranto.
Claudia Barona, a cofundadora da Lifepack, disse:
Os trabalhadores da fábrica da Lifepack na Califórnia podem produzir 10 mil pratos ecológicos em um dia. A empresa coleta suas coroas de abacaxi em uma planta de processamento próxima, a Deli Agro Foods, cujos proprietários não cobram a Lifepack pelo material.
Como os trabalhadores fazem?
- Eles retalham as pontas dos abacaxis.
- Misture os pedaços com papel reciclado.
- Alise-os em folhas.
- Deixe-os secar ao sol.
- Então, uma máquina os pressiona em forma.
Como a maioria dos países do mundo, a Colômbia está se esforçando para reduzir o lixo plástico. Em algumas cidades, “catadores” informais que coletam materiais recicláveis do lixo agora são empregados como trabalhadores municipais. Em 2017, o país também introduziu um imposto sobre plásticos descartáveis que aumenta a cada ano.
Os Estados Unidos criam a maior quantidade de resíduos plásticos do mundo. Em média, um americano joga fora 150 xícaras e pratos descartáveis por ano. Isso acumula mais de um milhão de toneladas de placas. A maior parte desse lixo plástico não é reciclável e acaba em aterros sanitários ou nos oceanos. No entanto, fazer com que os consumidores comprem produtos ecológicos e biodegradáveis é um desafio . “Quando começamos, há uma década, as pessoas nos diziam que éramos loucos. Aqui na Colômbia, as pessoas não eram muito preocupadas com o meio ambiente e todos queriam usar o que fosse mais barato ”, lembra Barona.
Um dos principais motivos pelos quais os consumidores acabam comprando o plástico em vez do biodegradável é que ele é mais barato. As placas da Lifepack custam cerca de US $ 2,50 por dúzia – mais que o dobro do preço das placas de plástico em uma loja na Colômbia. Independentemente disso, à medida que os consumidores se tornam cada vez mais conscientes com o meio ambiente, a Lifepack capitalizou a crescente demanda por embalagens sustentáveis, apesar do preço mais alto.
Desde o lançamento da empresa, a demanda aumentou em até 40%. Agora, os pratos da Lifepack são vendidos em três redes de supermercados localmente, e a empresa entrega dezenas de pedidos por meio de seu site todas as semanas, com vários clientes nos EUA.
Texto originalmente publicado em intelligentliving e adaptado pela equipe do blog Educadores.