Início Destaque Por que pessoas com olhos azuis podem ser tão únicas

Por que pessoas com olhos azuis podem ser tão únicas

1170
0

Ninguém no mundo tem a mesma cor de olhos que você. Mas se você tiver a sorte de ter olhos da cor do céu, você será ainda mais especial. Mas você sabe por que, de fato, olhos azuis são únicos?

Vamos te trazer algumas informações que explicam essa questão. Venha conosco!

OLHOS AZUIS – PESSOAS ÚNICAS

 Os olhos azuis não são realmente azuis.

Não existe pigmento azul nos olhos. A maior parte da raça humana obtém a cor marrom dos olhos da melanina  – o pigmento responsável pela cor da pele. Mas quando se trata de olhos azuis, eles adquirem sua cor como resultado do reflexo da luz. 

 

Eles podem mudar de cor.

Os olhos azuis podem ter cores diferentes dependendo das condições de iluminação. Isso acontece porque os olhos azuis obtêm sua cor da luz que entra e é refletida de volta para fora.

Todas as pessoas de olhos azuis têm o mesmo ancestral.

Uma equipe de cientistas da Universidade de Copenhagen descobriu que todas as pessoas com olhos azuis podem ter parentesco. Em algum lugar entre 6.000 a 10.000 anos atrás, todos tinham olhos castanhos, mas em algum momento, o gene que controla o nível de melanina realmente sofreu uma mutação. Essa mutação limitou a quantidade de melanina que podíamos produzir e “diluiu” os olhos castanhos em azuis. Todas as pessoas de olhos azuis herdaram essa “mudança” genética exatamente no mesmo ponto de seu DNA.

Olhos azuis são muito raros.

A maioria das pessoas tem olhos castanhos, enquanto apenas 8% a 10% têm a sorte de ter olhos azuis. De acordo com o  World Atlas , a maioria das pessoas de olhos azuis vive na Europa. A Finlândia representa a maior porcentagem de pessoas com olhos azuis.

Muitos bebês nascem com olhos azuis que mudarão mais tarde.

Quando um bebê nasce, não dá para saber qual será a cor dos olhos dele quando crescer. No momento do nascimento, os bebês não têm melanina na íris – a parte do olho que define a cor dos olhos. Após 6 meses, os genes dos bebês determinam quanta melanina estará na íris. Dependendo disso, os olhos podem permanecer azuis ou se tornarem cinza, verdes ou marrons.

Pessoas de olhos azuis são mais sensíveis à luz.

Se os seus olhos são claros, deve ser especialmente cuidadoso ao protegê-los do sol. Os oftalmologistas acreditam que as pessoas com íris azuis tendem a ser mais sensíveis à luz. 

Pessoas com olhos azuis lidam melhor com a dor.

Pessoas com íris claras têm a sorte de ter uma tolerância maior à dor do que pessoas com olhos escuros. Um pesquisador da Universidade de Pittsburgh entrevistou 58 mulheres que estavam esperando bebês e descobriu que mulheres com olhos azuis ou verdes sentiam menos dor e lidavam melhor com o trabalho de parto. O cientista acredita que genes ligados à melanina podem influenciar fortemente a tolerância à dor.

E então, achou interessante saber mais sobre os olhos azuis e suas singularidades?

Texto originalmente publicado em brightside e adaptado pela equipe do blog Educadores.