Fast food é o nome dado para refeições que são produzidas em massa, sendo preparadas e servidas em um curto intervalo de tempo. Essas refeições têm tomado espaço na rotina da sociedade por diversas razões, entre elas o ritmo acelerado da vida cotidiana. No Brasil há considerável aumento no consumo de um ano para outro, e somos considerados um dos maiores consumidores de Fast food do mundo. Mas o que faz com que as pessoas estejam tão apegadas à esse estilo de alimentação?
Entre os diversos restaurantes que fazem parte dessa rede, podemos citar McDonald’s – maior cadeia mundial de restaurantes Fast food -, Burger King, KFC e muitos outros que não se encontram somente no Brasil, mas que se espalham por diversos países. Essa propagação de franquias no mundo todo é uma das razões pelas quais o ser humano tem optado por Fast food: quanto maior o número de pessoas com acesso a esses restaurantes, maior o impacto desse estilo de vida na população. Somente o McDonald’s serve mais de 68 milhões de clientes por dia, com mais de 37 milhões de pontos de venda. Se juntarmos com as demais redes do ramo Fast food, imagine o quanto de pessoas consomem esses tipos alimentos…
Além da propagação de franquias, aquilo que chamamos de “tempos modernos” também pode ser apontado como causa para essa adoração de hambúrgueres e batatas fritas. Antigamente, com a mulher sendo uma figura mais dependente, era comum que grande parte delas fosse donas de casa, o que contribuía para que a alimentação nas famílias fosse mais caseira. Hoje em dia, tanto pais quanto mães precisam trabalhar – e possuem uma carreira profissional – fazendo com que seja mais difícil ter tempo e disposição para cozinhar. Além disso, os famosos aplicativos para pedir comida tem sido uma ótima ferramenta nesses casos, e em grande parte o pedido acaba sendo um Fast food.
As causas citadas nos mostram vários pontos positivos e negativos da existência desse estilo de alimentação. Com uma sociedade moderna, uma alimentação mais rápida é, de fato, uma opção. Nesse ponto, os Fast food são excepcionais, pois entregam com rapidez e eficiência, além dos pedidos serem compostos normalmente por coisas básicas como um hambúrguer e batata frita. Também podemos citar a questão dos preços: com 20 reais você consegue ter uma refeição composta por aquilo que chamamos de “combo”, no qual vem a comida e a bebida. Comparado a um restaurante normal, é bem em conta.
No entanto, não podemos esquecer de uma questão fundamental: a saúde. Infelizmente Fast food não é um estilo saudável de vida, por mais tentadores e gostosos que sejam seus sabores. O consumo constante desse tipo de comida pode gerar não somente aumento de peso – como muitas pessoas pensam – mas também outros diversos problemas de saúde em geral. Isso ocorre por que a comida é repleta de ingredientes nocivos e extremamente processada.
Portanto, a dica fundamental é você criar maior consciência dos alimentos que está ingerindo. As vezes, na rotina corrida, não notamos os maus hábitos, mas eles podem ser extremamente prejudiciais para nós e, inclusive, podem gerar consequências graves no futuro – um futuro talvez nem tão distante. Procure identificar seus pontos fracos, pesquise o que é melhor pra saúde e controle seus excessos. Somente assim você pode garantir uma alimentação mais saudável.