Início Curiosidades Podemos remover o mofo do alimento e comer o restante?

Podemos remover o mofo do alimento e comer o restante?

314
0

Você já deve ter visto algum alimento com mofo. Esse é um sinal visível de deterioração, mostra o perigo de consumir aquele alimento e requer cuidados da nossa parte.

Muitas pessoas costumam retirar o mofo dos alimentos e comer o restante, quando este parece bom. Acontece com frequência com queijos, com pães e também com frutas. O problema é que as pessoas confundem o mofo “bom” – que é aquele mofo usado justamente para produzir o alimento, como o caso de alguns queijos, e que são controlados e regularizados – e os mofos comuns de comida estragada. O mofo comum é prejudicial, não recomendado.

O que acontee quando comemos algo com mofo ou parte do alimento que não está mofado?

Pode ser que nada aconteça. Depende muito do seu organismo. Mas as reações mais comuns incluem reações alérgicas, problemas digestivos como diarreia ou dores no estômago.

Para evitar esse tipo de situação, recomenda-se:

  • Manter os alimentos m local com baixa umidade e temperatura adequada;
  • Não deixar alimentos cozidos fora da geladeira;
  • Manter limpos os locais de armazenamento;

Mulheres grávidas podem consumir queijo mofado?

A resposta mais adequada é não. O principal risco de comer queijo com mofo é a listeriose. Esta doença é uma bactéria (Listeria) que encontramos no queijo mofado. Os riscos não são altos, mas quando nos referimos à mulheres grávidas todo o cuidado deve ser tomado.

Portanto, em caso de dúvidas, sempre procure o médico.

Texto originalmente publicado em assimquefaz e adaptado pela equipe do blog Educadores.