Início Curiosidades Pão mofado: podemos comê-lo se tirarmos a parte do bolor?

Pão mofado: podemos comê-lo se tirarmos a parte do bolor?

3619
0

Se tiramos o pedaço mofado ainda posso comer? Entenda os riscos

Muitas vezes, na correria do dia a dia, acabamos deixando alguns alimentos estragarem e mofarem, como é o caso do pão. Além disso, muitas pessoas tem o costume de tirar a parte mofada do pão para poder aproveitá-lo e comê-lo. Mas afinal, isso não prejudica a saúde? Podemos comer o pão se tirarmos a parte com mofo? A resposta é: jamais!

Especialistas explicam que o bolor visível no alimento corresponde apenas a “ponta do iceberg” e que aquilo que conseguimos enxergar, é apenas um pequeno percentual da real contaminação.

O bolor corresponde a fungos compostos basicamente por três partes: filamentos de raiz, que penetram no alimento; caule, que sobe à superfície; e esporos, que formam no final do caule. Isso significa que quando o caule for visível, os filamentos da raiz já estarão totalmente encrustados no alimento.  Por isso, jamais pense em comer este alimento contaminado.

Existem tipos de bolores que são capazes de causar reações intensas de alergia, o que inclui problemas respiratórios. Além disso, os filamentos podem conter toxidade que resultam em doenças graves. Fazer torrada com o pão mofado pode até matar o fungo, porém, na maioria dos casos, não inativa a toxina presente, já que esta é resistente ao calor.

Independente da forma que o bolor se apresente no alimento, seja como pontinhos verdes espalhados, coloração branca na superfície ou como uma textura aveludada, não consuma. Apesar do bolor ser um vilão em muitos casos, existem os bolores considerados benéficos para a nossa saúde. Obviamente este tipo de bolor é produzido com total técnica, higiene e atenção por empresas autorizadas, não sendo comparado com aquele que surge na sua geladeira. Portanto, o bolor do bem pode ser encontrado, por exemplo, no queijo gorgonzola e roquefort.