Início Comportamento Ouvir a voz da sua mãe ao telefone traz o mesmo sentimento...

Ouvir a voz da sua mãe ao telefone traz o mesmo sentimento de estar abraçando-a, revela estudo

809
0

Ouvir a voz da sua mãe faz com que você produza o hormônio do amor

Às vezes as oportunidades da vida acabam nos levando para longe de pessoas ou lugares que amamos. Sentimos saudade dos momentos, perfumes, timbres de voz, comida e abraços. É por este motivo que a Universidade de Chicago, localizada nos EUA, realizou um estudo, onde se concluiu que o sentimento de escutar a voz de sua mãe ao telefone se associa com a sensação de estar abraçando.

Para o estudo, os pesquisadores contaram com a participação de meninas de 7 a 12 anos de idade. A pesquisa realizada mostrou que quando a criança ouvia a voz da mãe ao telefone, os ouvidos enviavam estímulos cerebrais semelhantes aos gerados pelo abraço materno.  

Para que o estudo pudesse ser concluído, os pesquisadores expuseram as meninas a uma situação desconfortante, que gerasse certo nível de estresse. Depois, elas foram separadas em três grupos, onde o primeiro grupo recebia o telefonema da mãe, o segundo grupo recebia abraços e o terceiro grupo assistia a um filme considerado como emocionalmente neutro.

Conforme os estudiosos, os as meninas dos dois primeiros grupos mostraram aumento igualado em relação aos níveis de ocitocina (hormônio do amor) produzidos. Já as meninas do terceiro grupo não obtiveram qualquer aumento nos níveis deste hormônio.