Início Destaque Os trens na Holanda são 100% movidos a vento

Os trens na Holanda são 100% movidos a vento

828
0

Você sabia que os trens na Holanda são movidos  100% por energia eólica? O país é mundialmente famoso por seus pitorescos moinhos de vento, então não deve ser nada surpreendente, não é?

Inicialmente, os moinhos de vento eram usados ​​para produzir eletricidade para bombear água ou moer grãos. Agora, também existem turbinas em toda a paisagem que produzem eletricidade para ajudar os passageiros holandeses a trabalhar.

Desde 1o de janeiro de 2017, cada um dos trens elétricos pertencentes à Nederlandse Spoorwegen (NS), uma das empresas ferroviárias nacionais do país, está funcionando com energia captada do vento. Eles trabalharam com a Eneco, um ‘fornecedor de energia sustentável’ operando na Holanda, por vários anos para fazer isso acontecer.

Além disso, eles até alcançaram essa meta de 100% de energia renovável um ano antes do previsto! Não é incrível?

De acordo com o Global Wind Energy Council, turbinas recordes capazes de gerar 586 MW de eletricidade foram instaladas entre janeiro e dezembro de 2015. Então, em 2016, o vento holandês voltou às manchetes, quando um parque eólico offshore de 700 MW perto da cidade de Borssele tornou-se o mais “econômico” do mundo. Foi por causa dessas conquistas anteriores que NS e Eneco conseguiram atingir sua meta muito antes do previsto.

A quantidade de eletricidade necessária para alimentar esses trens também não é pequena. A NS opera cerca de 5.500 viagens de trem diariamente. A empresa transporta 600.000 pessoas por dia, consumindo cerca de 1,2 bilhão de kWh de eletricidade por ano. Isso é eletricidade suficiente para abastecer todas as residências em Amsterdã, a maior cidade do país! Já pensou? O fato de que eles podem gerar tanta energia apenas com o vento é um grande negócio!

A eletricidade entregue ao trem é usada para acender as luzes e ar-condicionado, além dos motores de tração, que giram as rodas do trem. NS é a primeira empresa ferroviária do mundo que opera sua frota inteiramente com energia renovável . Uma turbina eólica funcionando por uma hora pode abastecer um trem por 120 milhas, disseram as empresas.

No geral, a Holanda tem mais de  2.000 turbinas eólicas espalhadas por todo o país. Essas turbinas eólicas geram energia suficiente para sustentar o equivalente a 2,4 milhões de residências. Estamos no meio de uma revolução de energia limpa, e a Holanda é um dos países líderes, dando um forte exemplo a ser seguido por outras nações.

Texto originalmente publicado em intelligentliving e adaptado pela equipe do blog Educadores.