Início Comportamento Os homens também tem TPM

Os homens também tem TPM

1635
0

Conheça a Síndrome do Homem Irritável

Se formos considerar literalmente o significado de TPM – tensão pré-menstrual, de fato, homem não tem TPM, afinal, homens não menstruam. Porém, existe uma síndrome muito comum e pouco falada chamada de Síndrome do Homem Irritável.

Esta síndrome é causada devido às alterações dos níveis hormonais masculinos. Isso explica o motivo pelo qual, em certos momentos do ano, os homens apresentam sintomas muito semelhantes com os que as mulheres sentem todos os meses.

A síndrome acaba aparecendo quando há a queda dos níveis de testosterona, hormônio masculino que tem como uma das principais responsabilidades o comportamento sexual. Os sintomas podem aparecer em qualquer época do ano, em qualquer horário e durar dias, porém, normalmente se acentuam durante a noite.

Os motivos pelos quais há a queda na testosterona masculina podem variar desde o estresse até a má alimentação.

Um cientista escocês fez a descoberta da síndrome há alguns anos e para o seu estudo efetuou testes em carneiros. Os resultados apresentados foram que, no inverno, os animais reduziam os níveis de testosterona no organismo em 90%. Quando isso acontecia, os carneiros ficavam nitidamente mais agressivos e mais confusos.

Os sintomas da síndrome são muito parecidos com aqueles sentidos pelas mulheres durante o período pré-menstrual, como irritabilidade excessiva, raiva, ansiedade, depressão e baixa auto-estima.

Ainda durante o período da queda hormonal, os homens perderam libido, o que, por consequência, diminuía o seu apetite sexual.

Como esta síndrome ainda é muito pouco falada, há muitos homens que, durante o surgimento dos sintomas, acreditam estarem sofrendo depressão ou outros problemas psicológicos.

Para resolver os problemas causados pela síndrome, é recomendável a procura por um endocrinologista. Uma vez identificado à presença da síndrome, o tratamento deverá ocorrer através da reposição hormonal e terapia, para que, desta maneira, se mantenha um bom equilíbrio emocional. De qualquer forma, o principal remédio para prevenir o aparecimento da síndrome é manter uma boa qualidade de vida, com a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável.