Início Comportamento Organize uma semana com 7 hábitos matinais para começar bem o dia

Organize uma semana com 7 hábitos matinais para começar bem o dia

135
0

Quase todas as nossas manhãs começam com pressa e ansiedade porque estamos atrasados ​​para o trabalho ou levando nossos filhos à escola. E essas manhãs descontroladas levam a dias descontrolados e, por fim, a uma vida corrida e estressante. Não é?

Mas saiba que tem algo que você pode fazer a respeito! Se você cuidar de alguns hábitos, poderá melhor esse aspecto da sua vida. Saiba como:

1. Medite e relaxe às segundas-feiras

Você provavelmente já fez isso antes: respiração consciente e lenta como uma forma de meditação. Esta é uma das formas mais antigas de meditação.

Tente fazer isso por 15 minutos. Sente-se na cama ou em uma cadeira. Mantenha as costas retas e feche os olhos. Comece a respirar lenta e profundamente. Não encha o peito de ar, mas sim a barriga.

Isso irá melhorar sua concentração e atenção.

2. Pratique psicologia positiva às terças-feiras

A mente humana tende a ficar obcecada com todos os aspectos e situações negativas sobre si mesmo. Quando nos concentramos no negativo, esquecemos nossos muitos pontos fortes e fortes. A psicologia positiva pode consertar isso.

Por 15 minutos, dedique-se a enxergar melhor a si mesmo. Faça perguntas como uais são as 10 pequenas conquistas que você teve na semana passada? Quais são as 10 coisas pelas quais você é grato? Quais são as 10 coisas na sua vida que o fazem feliz?

3. Atenção plena às quartas-feiras

A atenção plena é focar no momento presente. Isso ajuda você a aproveitar mais a vida, pois não leva seus pensamentos para coisas que você não pode controlar – como o passado ou o futuro.

Por 10 minutos, escolha um objeto qualquer e Imagine que você está vendo pela primeira vez e realmente presta atenção a cada detalhe: as cores, a textura, o jogo de luz. Tente não analisar ou rotular o que você vê. Apenas admire e observe. 

4. Quintas-feiras são para leitura

A leitura é um hobby que ajuda você a relaxar, e é extremamente importante para uma vida saudável.

Escolha um livro que o ajude a atingir seus objetivos. Talvez você queira aprender a parar de fumar ou supere sua timidez. Os livros podem até ensinar habilidades que o ajudarão ao longo de sua carreira.

Por 30 minutos, permita-se ler esse livro longe de qualquer outra distração – principalmente celular.

5. Visualize seu sucesso às sextas-feiras

Às vezes, nossos objetivos parecem tão impossíveis que perdemos a esperança. É aí que a visualização pode ajudar, porque ver para crer.

Por 10 minutos, certifique-se de que está livre de distrações. Feche os olhos e respire fundo. Agora imagine as coisas que você deseja alcançar como se já tivessem acontecido. 

Experimente vividamente o seu sucesso em sua mente: vá, toque e ouça o seu sucesso. Preencha seu corpo com todas essas emoções felizes.

6. Sábados são para cafés da manhã atenciosos

O ritmo acelerado nos impede, muitas vezes, de tomar um bom café da manhã com calma e com as pessoas que a gente gosta. Então, tome o café da manhã como de costume, mas devagar e sem distrações. Mastigue bem os alimentos e deliberadamente.

Admire a aparência do seu café da manhã, sinta os aromas e aprecie os sabores sutis. Quando terminar, preste atenção em como você se sente ao comer.

7. Deixe o passado para trás aos domingos

Constantemente reprimimos e fugimos de experiências dolorosas de nosso passado, e não fazemos a única coisa que precisamos fazer: deixar ir. É hora de nos livrarmos desse fardo emocional em nossas vidas.

Depois de se sentar e ficar confortável, faça 10 respirações profundas e relaxantes. Em seguida, comece a se concentrar no que você está tentando abandonar. Apenas esteja presente com suas emoções e permita-se vivenciá-las plenamente. Não envolva sua mente racional por enquanto. (Você não precisa rotular ou julgar essas emoções.)

Essas são técnicas que você pode usar em cada dia da sua semana para torná-la menos estressante, e mais presente, sem ansiedade sobre aquilo que já aconteceu ou ainda irá acontecer. Aproveite!

Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.