Início Comportamento O uso do smartphone pode prejudicar seu filho

O uso do smartphone pode prejudicar seu filho

410
0

Muitos pais permitem que seus filhos usem um smartphone com o objetivo de distraí-los. Mas fique atento: isso pode ser muito prejudicial.

O uso de telefones celulares em crianças e suas consequências

 O uso contínuo é viciante, de forma que quando a criança não tiver o smartphone, ela ficará irritada, mal-humorada e não encontrará outro entretenimento. Mas como podemos determinar a idade certa para que a criança tenha um smartphone?

Se seu filho vai para uma escola distante e precisa estar conectado, ou se ele vai fazer uma longa viagem, a interação  os meios de comunicação são necessários, é evidente. Essas necessidades, então, precisam ser levadas em consideração.

Mas além da idade é necessário monitorar o uso correto desses dispositivos. Os pais devem estar atentos ao uso que seus filhos dão a esses smartphones, verificar quais tipos de jogos acessam, quais páginas visitam, o que compartilham no chat, entre outros.

Deve-se levar em consideração que o uso excessivo do smartphone pode causar consequências sociais e de saúde. As crianças tendem a ficar irritadas, o desempenho escolar pode diminuir, o estilo de vida sedentário aumentará… vários malefícios podem surgir.

Você também pode aprender

Como pais, vocês devem ensinar a seus filhos que um smartphone não serve apenas para matar o lazer, mas também pode ser aprendido de uma forma divertida. Oriente-o para páginas onde ele possa ler ou aprender cores, letras, números.

Além disso, seja o exemplo: não passe horas e horas mexendo no celular. Dê atenção ao seu filho de maneira presente.

O que ter em mente como pais e educadores

É importante destacar o uso das redes sociais nesta questão, os pais devem estar muito atentos e monitorar como seus filhos as utilizam. Corrigir, orientar, chamar atenção a tempo, nunca é demais.

Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.