Início Comportamento O significado da educação vai além de ser “rigoroso” ou não.

O significado da educação vai além de ser “rigoroso” ou não.

568
0

Amar seu filho pode ser tão simples quanto abraçá-lo, ficar com ele e ouvir seus problemas com seriedade e respeito, fazendo-o sentir que o que acontece com ele é importante para você e que você está lá para ajudá-lo.

Mostrar esses atos de amor pode desencadear a liberação de hormônios de bem-estar, como a oxitocina, a serotonina e a prolactina. Esses neuroquímicos podem nos trazer uma profunda sensação de calma, calor emocional e satisfação; Com esses tipos de elementos envolvidos na educação do nosso filho, eles vão estimular a criança a desenvolver a capacidade de recuperação mais rápida (resiliência) além de nos permitir uma relação mais próxima com eles.

Pratique uma paternidade positiva, gentil e assertiva

Os bebês nascem com cerca de 100 bilhões de células cerebrais (neurônios) com relativamente poucas conexões. Essas conexões criam nossos pensamentos, conduzem nossas ações, moldam nossa personalidade e basicamente determinam quem somos. Eles são criados, fortalecidos e “esculpidos” por meio de experiências em nossas vidas .

Tente dar a seu filho experiências positivas

Isso os ajudará a buscar experiências mais positivas na vida adulta e também a tentar oferecê-las a outras pessoas. Ao contrário do que normalmente se pensa, expô-lo a situações estressantes e constantes testes não o tornará mais forte, mas pode obscurecer seu senso de busca por experiências agradáveis.

Seja bobo e sorria ao lado dele

Faça uma maratona de cócegas, vá ao parque. Passe por um acesso de raiva emocional de seu filho e tente resolvê-lo com uma atitude positiva, se o momento não for o certo, você sempre pode encontrar o momento ideal para resolver um problema com uma atitude positiva.

O QUE SIGNIFICA SER UM BOM PAI?

Significa que você deve ensinar a seu filho a moral do que é certo e do que é errado. Definir limites saudáveis e ser consistente são as chaves para uma boa disciplina. Seja educado e firme ao fazer cumprir essas regras, concentre-se no motivo por trás do comportamento da criança. E faça disso uma oportunidade de aprender para o futuro, em vez de punir o passado.

Que a educação seja vista como uma dádiva e não como uma imposição começa em casa

Criar um clima doméstico que convida à pesquisa e à busca por conhecimento, pensamento criativo e colaboração é a base para experiências de aprendizagem de qualidade. Quando você fornece bastante tempo e espaço para brincadeiras abertas todos os dias, você cria oportunidades para que seu filho realmente sinta a alegria de aprender. Mas é importante lembrar que fomentar o amor pelo aprendizado não envolve apenas os materiais ou atividades que você fornece, mas mais a sua própria atitude receptiva e inquisitiva em relação ao aprendizado.

Seja um refúgio seguro para seu filho

Deixe seu filho saber que você sempre estará lá para ajudá-lo, respondendo às suas dicas e sendo sensível às suas necessidades. Apoie e aceite seu filho como um indivíduo. Seja um refúgio acolhedor e seguro para seu filho explorar.

Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.