Início Comportamento O que os adultos podem aprender com as crianças?

O que os adultos podem aprender com as crianças?

110
0

Os bebês vêm ao mundo como um ‘livro vazio’. Os adultos desejam preencher as lacunas o mais rápido possível. Queremos tornar as crianças crescidas e perfeitas. Nós os ensinamos como agir em todas as situações. Mas os adultos são tão perfeitos? O que ensinamos a eles é realmente bom? Ou aqueles pequeninos que não são influenciados pelo ambiente externo são, de fato, muito mais perfeitos que os adultos?

O que podemos aprender com as crianças?

Fique à vontade

As crianças correm, pulam, gritam e cantam, não importa onde e como estão. Eles se sentem livres para fazer isso e não pensam muito. Não importa para eles quem está ao lado deles.
Não nos surpreendemos quando as crianças têm um comportamento tão livre, mas para os adultos seria uma loucura cantar bem alto na rua. Admitimos que é um comportamento estranho. Mas não seria bom expressar o que sentimos? Não seria bom gritar quando estamos com raiva ou quando estamos felizes? Sentimentos de vergonha muitas vezes fazem com que nos tornemos egocêntricos ou nos apeguemos a muitos sentimentos, o que pode levar à ansiedade e ao estresse.

Uma vida sem barreiras

Os adultos estabelecem regras, limites, têm normas e valores. As crianças não têm isso. Uma criança não considera nada garantido. Eles não pensam em se comportar de uma determinada maneira, porque isso é certo. As crianças podem nos ensinar a não aceitar tudo como é. Eles podem nos fazer pensar em perguntas como “por que continuo fazendo este trabalho se não gosto”?

Para descobrir o mundo sem medo

As crianças não pensam: “Posso?”. Eles simplesmente fazem isso sem se preocupar e sem medo. Se eles estão curiosos sobre algo, pergunte ou experimente. Viva uma ‘jornada de exploração’.

Os adultos fazem isso, mas apenas até certo ponto. Se não temos certeza se podemos fazer algo, rapidamente pisamos no freio ou desistimos. Temos medo do fracasso. As crianças cometem erros, mas aprendem com eles, por isso os adultos precisam seguir seu exemplo.

Honestidade

Quando os adultos dizem algo, muitas vezes não temos certeza se é verdade. Eles podem “distorcer” as coisas porque não querem machucar os outros ou porque têm algo a esconder. As crianças sempre se atrevem a dizer a verdade. Por exemplo, uma criança pode dizer a você: “Seu cabelo é muito feio”, sem pensar em como a outra pessoa se sentirá. Mas ser verdadeiro ao que você diz pode mudar muitas coisas na vida.

Sentimentos puros

Quando uma criança de dois anos está com raiva, ela pode deitar no chão gritando, batendo os pés e batendo palmas. Uma criança feliz e entusiasmada brilhará de felicidade. Quando uma criança está triste, ela chora e quer ser consolada. Eles dizem claramente ao mundo exterior o que sentem. Claro que é melhor para os adultos não deitarem no chão gritando quando estão chateados, mas também seria melhor para eles compartilharem com o mundo exterior o que sentem. Isso evitaria mal-entendidos, proporcionaria compreensão e compaixão.

O tempo não é ouro

Tempo – as crianças ainda não estão familiarizadas com este conceito. Eles percebem que seus pais precisam correr para chegar a algum lugar no tempo. As crianças não têm pressa, elas pegam leve. Eles não querem ser executados pelo tempo. E os adultos precisam perceber que, ao correr atrás do tempo, perdem muitas coisas na vida. Em algum momento você precisa andar com o passo de bebê.

Gosto

Dê um pequeno presente a uma criança e ela ‘voará’ no ar. Com um balão ou uma barra de chocolate, você fica tão feliz quanto com uma bicicleta nova. Eles gostam de ver um avião, um ônibus e um caminhão de lixo quando estão no supermercado ou alimentando patos de perto. Eles não acham nada chato ou comum. Nosso mundo seria muito mais bonito aos olhos de uma criança.

FONTE classlifestyle