A metáfora é uma figura de linguagem que ajuda a compreender uma ideia recorrendo à outra ideia. E é um dos instrumentos mais úteis ao trabalho criativo, qualquer que seja o campo de atuação profissional.
Alguns exemplos de metáforas:
- O doce sabor da vingança;
- Fala pelos cotovelos;
- Comprou gato por lebre;
Jack Welch, o celebrado ex-presidente da General Electric, certa ocasião utilizou uma metáfora muito eficaz para descrever a linha de ação que pretendia adotar na empresa: velocidade, simplicidade e autoconfiança. Perguntou aos executivos de mais alto escalão quantos deles haviam mudado de residência nos últimos dez anos e quase todos levantaram a mão. Perguntou então quantos haviam levado latas de tintas semiusadas e meias velhas para lustrar assoalhos nas novas casas, e a maioria levantou a mão. Perguntou, por último, quantos deles chegaram a usá-las nas residências e, dessa vez, poucos levantaram a mão.
Welch então finalizou dizendo que ocorre o mesmo quando as pessoas mudam de cargo: elas levam para as novas funções os procedimentos que antes eram necessários, mas que agora não são mais úteis, e mesmo assim continuavam usando. Com as metáforas das latas de tinta semiusadas, meias velhas e faxina anual, Welch criou um ambiente colaborativo, ágil e inovador na GE.
Metáforas no dia a dia
Pesquisas revelam que, durante as conversações, usamos de três a quatro metáforas por minuto, você sabia disso? a metáfora é um grande e inesgotável manancial de ideias criativas necessárias a todas as carreiras e profissões. Além disso, no nosso cotidiano também se fazem presente nas mais simples situações. Alguns exemplos de metáforas a seguir:
- As mentes são como paraquedas: só funcionam se estiverem abertas. – Ruth Noller, professora da Universidade de Buffalo
- O dinheiro nunca fez surgir uma ideia; é a ideia que faz surgir o dinheiro. – Cameron
- Crianças são mensagens para nós de um mundo onde uma vez vivemos. – Anônimo
- Essa moça é uma gata. Esse rapaz é um pão – são expressões que traduzem beleza ou encanto;
- João é forte como um touro – Associando a pessoa à força de um touro.
Não é interessante o poder da metáfora?
Texto originalmente publicado em jorgenca.blogspot e adaptado pela equipe do blog Educadores.