Início Comportamento Não faça pelo seu filho o que ele pode fazer sozinho

Não faça pelo seu filho o que ele pode fazer sozinho

918
0

Saiba como transformar o seu filho em um adulto confiante, humilde e seguro

A maioria das coisas que podemos fazer para deixar nossos filhos mais felizes está relacionada com a segurança: entenda que os pais são como super heróis na visão dos filhos e, ao sentirem-se seguros (em relação ao afeto, às suas necessidades básicas e emocionais), sentem-se mais felizes. Por isso, reunimos algumas dicas que irão ajudar o seu filho a se sentir mais seguro e confiante nele mesmo!

DICA 1

Saiba elogiar o esforço sem rotular: reconhecimento motiva, porém rótulos limitam! Ao invés de dizer “como você é inteligente”, diga “parabéns pelo esforço, dedicou-se bastante e está colhendo os frutos”.

DICA 2

Crie rotinas que sejam agradáveis: crianças amam atividades periódicas, como ida ao cinema mensal (o dia do cinema), almoços especiais “nos domingos”, o dia da bagunça… Rotina proporciona segurança, e conforme estudos, segurança propicia felicidade para crianças.

DICA 3

Além disso, você jamais deve fazer para criança o que ela consegue fazer sozinha: por exemplo, permita que seu filho se responsabilize por algo, se vista ou faça o seu dever de casa sozinho (se ele não precisar de ajuda). Ficar sempre corrigindo tudo e qualquer errinho pode deixar o seu filho frustrado e dependente. Você pode ajuda-lo e mostrar a ele o caminho, mas não faça tudo ou fique corrigindo sempre.

DICA 4

Também é importante ensinar que “emoções negativas” também fazem parte da vida. Mostrar que falhar faz parte e conversar sobre isso, proporciona segurança emocional.

Permita que os seus filhos falhem… Afinal, quem não falha, não tenta outra vez e não aprende outras maneiras de solucionar os problemas.

DICA 5

Não faça comparações! Nada é mais desmotivador do que as comparações!

Quando a criança sentir dificuldades, diga a ela como se sentiu da mesma maneira na idade dela e conte a experiência que teve. Elas adoram perceber que os pais vivenciaram os mesmos sentimentos que elas.

DICA 6

Não tema ao impor limites. Os filhos testam os nossos limites e isso faz parte do desenvolvimento. Os limites que os pais colocam, apesar de eles aparentemente não gostaram, os confere segurança. Demostra que você olha e zela por eles, além de que os limites são essenciais na educação.

DICA 7

Não se culpe por não ser perfeito, já que nenhum ser humano é. Mostrar aos filhos que os pais também erram e que eles pedem desculpas, mostra a criança que ela também pode errar, ser humilde e forte.

Fonte: fasdapsicanalise