Início Comportamento Morar próximo ao mar melhora a saúde mental, aponta estudo

Morar próximo ao mar melhora a saúde mental, aponta estudo

2491
0

Estudo aponta que morar próximo ao mar é muito benéfico para a saúde mental

Muitas pessoas possuem o sonho de um dia ir morar na praia, perto do mar, usufruir da sua calmaria e brisa gostosa. Acho que todo mundo conhece ao menos uma pessoa que tem esta vontade. Mas porquê será? Qual seria o motivo deste interesse que mais parece uma necessidade? Um estudo realizado pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, apontou que viver próximo ao mar melhora a nossa saúde mental.  

Para o estufo, os cientistas usaram informações de aproximadamente 26 mil voluntários que foram analisados, o que faz deste estudo investigativo o mais detalhado de todos os tempos sobre os efeitos do bem-estar à beira-mar.

Na Inglaterra, em média, um a cada seis adultos possui algum distúrbio de saúde mental, como depressão e ansiedade. A conclusão do estudo aponta que o acesso à praia traz benefícios para todas as pessoas, mas especialmente as de cidades grande.

A pesquisa contou com os dados da Pesquisa de Saúde da Inglaterra e fez uma comparação entre a saúde das pessoas que moram próximo ao mar (até 1 km), daqueles que moram mais longe do mar (50 km ou mais). A descoberta ajuda na comprovação de que de fato o acesso à praia pode melhorar a saúde mental e o bem-estar.

O estudo aponta que aqueles que moram próximos ao mar apresentam menos sintomas relacionados com distúrbios de saúde mental. Para o cientista Mathew White, psicólogo ambiental da Universidade de Exeter, esse tipo de estudo é essecial para convencer os governos a proteger, criar e incentivar o uso de espaços costeiros. No Brasil, a área costeira possui uma extensão superior a 7 mil quilômetros.

Fonte: casavogue