Início Ciência Mente sã, corpo são: Saiba como o organismo reage aos pensamentos positivos

Mente sã, corpo são: Saiba como o organismo reage aos pensamentos positivos

120
0

Não é novidade que nossa mente gera muitos pensamentos, e já ouvimos várias vezes as pessoas dizerem que devemos pensar positivamente para que algo aconteça da forma como esperamos. No entanto, você já ouviu falar nos efeitos que o pensamento positivo causa no seu corpo? É sobre isso que viemos falar hoje.

PRIMEIRAMENTE: O QUE É PENSAMENTO POSITIVO?

Basicamente é a capacidade de enxergar o lado positivo, o lado BOM, de qualquer situação. Além disso, é você confiar que os acontecimentos vão tomar o rumo certo, mesmo que você ainda não saiba qual será esse rumo.

E A MENTE TEM PODER?

Segundo O diretor do Center for Behavioral Decision and Research (da Universidade Carnegie Mellon), Joachim Vosgerau, ao imaginarmos determinada situação, o nosso cérebro se estimula e passa a vivenciar o pensamento. 

Ou seja: a nossa mente tem um poder de transformar a nossa realidade.

E QUAL O EFEITO DISSO NO CORPO?

O pensamento positivo previne doenças 

O pensamento positivo previne doenças, entre elas as cardíacas. Isso é o que diz um estudo realizado pela Universidade de Harvard, onde a pesquisa revelou  que pessoas otimistas apresentam 50% menos riscos de ter alguma doença cardíaca. Bacana, não?

Além disso, a mesma pesquisa apontou que  o pensamento positivo influencia e melhora os índices de colesterol e diminui o açúcar no sangue, o que reduz o aparecimento do diabetes. 

Isso pode se dar por que, em geral, pessoas mais positivas são mais ativas. Ou seja: cuidam mais da alimentação e se movimentam mais, praticando exercícios (não só os físicos, como exercícios mentais).

Pessoas otimistas enxergam melhor

Outro estudo indicou que o pensamento positivo, ou o otimismo, modifica a maneira como o córtex visual processa as informações. Esse estudo foi feito por pesquisadores canadenses, que enfatizaram  que quanto maior o positivismo de uma pessoa, mais capacidade ela tem para reconhecer detalhes de uma imagem, comparado com a mesma visão de alguém negativo.

Tudo isso não parece incrível? Você conseguir melhorar sua saúde física (e mental) só por pensar positivamente?

LEMBRE-SE:  o pensamento positivo é uma prática diária. Você não se torna uma pessoa positiva somente pensando positivo uma única vez, num momento em que mais precisa. O pensamento positivo é algo que deve vir naturalmente, e pra ele vir dessa forma você precisa praticá-lo. Ok?

Texto originalmente publicado em omtheskin e adaptado pela equipe do blog Educadores.