Início Bem estar Menopausa: o que é e quais são os sinais para reconhecê-la

Menopausa: o que é e quais são os sinais para reconhecê-la

256
0

Conheça as fases da menopausa

A menopausa nada mais é do que uma transição para uma nova fase da vida e inicia quando o ciclo menstrual acaba. A menopausa não deve ser vista como um problema de saúde. Inclusive, para muitas mulheres, esta fase representa um momento de libertação. Porém, alterações hormonais e outros fatores que estão relacionados com esta fase podem causar desconforto.

A menopausa normalmente inicia entre os 45 e 55 anos de idade.  Em alguns casos, acontece devido a uma condição médica ou algum tratamento que a mulher passa, como a remoção dos ovários.

A chegada da menopausa é marcada por alguns sintomas físicos como: ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal e diminuição do apetite sexual. Também pode ocasionar ansiedade e alterações de humor.

Estes sintomas podem iniciar antes do final da última menstruação e perdurar por vários anos. O impacto na qualidade de vida da mulher pode variar de leve a grave. Porém, existem maneiras de controlar os sintomas.

Cada mulher enfrentará uma experiência diferente na menopausa. Muitas possuem uma vida plena e ativa durante e após a transição, e algumas se sentem aliviadas por não terem mais que lidar com a menstruação.

Ter uma dieta saudável e realizar exercícios com regularidade pode ajudar a aliviar os sintomas e beneficiar a saúde geral a longo prazo. Para aquelas que sofrem com os sintomas da menopausa, tratamentos e suporte médico são indispensáveis.

O que é menopausa?

A menopausa representa o fim dos ciclos menstruais. Os sintomas variam de mulher para mulher.

Existem, basicamente, quatro fases da menopausa:

Pré-menopausa

A pré-menopausa acontece devido a diminuição na produção de hormônios sexuais femininos, ocasionado mudanças no corpo da mulher com sintomas semelhantes aos da menopausa. Normalmente ocorre entre os 35 e 48 anos de idade.

Sintomas:

– Alteração nas taxas de estrogênio e progesterona;

– Queda de fertilidade.

Perimenopausa

Perimenopausa é a fase que define o fim da vida reprodutiva da mulher e antecede em média dois anos a última menstruação. Nesta fase os sintomas são mais intensos. Normalmente ocorre entre os 45 e 50 anos.

Sintomas:

– Os níveis de estrogênio estão em queda, mas de forma bastante irregular;

– Ondas de calor;

– Suor excessivo;

– Irregularidade do ciclo menstrual;

– Mudanças de humor (ansiedade, irritabilidade e depressão).

Menopausa

É quando ocorre a última menstruação. Porém, apenas com um ano de ausência da menstruação, pode ser determinado que o sangramento foi de fato a menopausa. Normalmente ocorre entre os 45 e 55 anos.

Sintomas:

– Ausência de menstruação;

– Taxas hormonais do hormônio folículo estimulante elevadas e estrogênio gradualmente menor;

Pós-menopausa

A pós-menopausa vai da última menstruação até os 65 anos, quando a mulher atinge a terceira idade. Porém, nesta fase, por aproximadamente 1 ano, a paciente se encontra ainda na perimenopausa, sendo que as fases ocorrem juntas.

Sintomas:

– Irritação na região íntima;

– Mucosas ressecadas;

– Infecções e incontinências urinárias;

– Redução do apetite sexual;

– Dores e desconforto durante o ato sexual;

– Alterações na pele (aumento de rugas, perda de elasticidade).

Fonte: minutosaudavel; curiosauro.