Início Destaque Jovens haitianos pensam e desenvolvem uma mochila que se recarrega com o...

Jovens haitianos pensam e desenvolvem uma mochila que se recarrega com o sol

187
0

Mike Bellot deixou seu Haiti natal com uma bolsa acadêmica e sonhos a realizar na Universidade Tamkang, em Taiwan. O que ele não esperava era que enquanto fazia seu mestrado em Política Mundial e Comércio Internacional, seu primo sofreria um acidente e faleceria após adormece  enquanto estudava à luz de velas. Isso porque em casa, como em 60% das casas do Haiti, não havia eletricidade.

Triste, não é?

Diante da dolorosa e trágica perda, Bellot fez mais do que enxugar as lágrimas: o jovem de 26 anos desenvolveu uma mochila escolar que contém células solares que não só fornecem luz para estudar à noite, mas também fornecem eletricidade para carregar telefones celulares ou tablets.

Mike chamou sua invenção de ‘ Saco Solo’, que contém  um painel solar, uma bateria embutida, uma porta USB, um GPS para localização e uma lâmpada LED; o que não aumenta drasticamente o seu peso.

Durante o dia absorve energia solar: uma hora exposta ao sol armazena essa energia em um banco de baterias. A primeira instituição que percebeu a importância deste novo implemento foi The Joseph School no Haiti, que decidiu fornecer esta mochila aos seus alunos, para ajudá-los a continuar seus estudos, sem arriscar suas vidas.

O sonho de Mike é que nas mais comunidades de baixa renda do mundo eles possam contar com esta mochila que vai servir para levar seus sonhos e iluminar seus conhecimentos.

Não é incrível como uma tragédia como mudar muito a vida das pessoas? O impacto que Mike causou será lembrado para sempre, fazendo também com que o nome de seu primo jamais seja esquecido.

Texto originalmente publicado em heraldodemexico e adaptado pela equipe do blog Educadores.