Início Destaque Jamais abandone a sua mãe: ela é sua única amiga e amor...

Jamais abandone a sua mãe: ela é sua única amiga e amor verdadeiro

566
0

O papel da mãe na vida dos filhos é indiscutivelmente essencial: muitas mulheres dariam a vida pelos seus! No entanto, muitos filhos (inclusive aqueles que já são pais) tem dificuldade de compreender o tamanho deste amor e a importância das suas mães. Mas não tem problema, pois hoje vamos refletir um pouco sobre isso.

A relação da mãe desde a infância é a base para todas as relações futuras. A relação saudável entre mães e filhos torna as mães um porto seguro infinito, permanente. Mesmo na idade adulta, ela sempre será a pessoa mais importante da vida da gente.

A Psicóloga Ana Carolina Monteiro Grasso explica: “A atenção da mãe é de extrema importância para o desenvolvimento psicológico. A mãe é quem oferece o cuidado, o carinho, o aconchego, o acolhimento e a atenção às necessidades do bebê”.

A nossa mãe é nossa eterna amiga

Nossas mães sabiam o que queríamos dizer antes mesmo que aprendêssemos a falar. Nossas necessidades eram quase palpáveis à elas desde que começaram a nos gerar no seu ventre. Depois de adultos, de nos tornarmos independentes, ainda assim podemos contar com elas. Pois não há passagem de tempo que modifique a intuição das nossas mães.

Mesmo quando passamos por momentos difíceis na vida adulta, elas estão ali para socorrer. Elas sabem o que estamos sentindo apenas com um olhar. Não necessitamos dizer nada: nossas mães, como as melhores amigas, sabem o que queremos dizer e o que estamos passando sem necessidade de palavras.

O amor de mãe é o maior do mundo

Estudos de desenvolvimento infantil onde dizem que até os três anos a criança ainda não se compreende como indivíduo, mas como unido à mãe. Veja como é importante essa ligação!

O amor de mãe é capaz de tudo. Tanto que na arte ele é expressado sempre com ternura, com perdão, como uma relação intocável. Relação entre mães e filhos não são importantes apenas na arte: na vida real é exatamente igual, ainda que as relações sejam diferentes.

Portanto…

Nunca abandone sua mãe

Não há razões que justifiquem algo desse nível. O amor da mãe é maior que tudo, então o que poderia machucar mais uma mãe que ter sido abandonada por seus filhos?

Vale ressaltar: o abandono não é sair de casa, viver sua própria vida. E sim abandonar sua mãe emocionalmente, não querer saber notícias dela, não valorizar suas ações, seu cuidado e sua preocupação ainda que você já seja um adulto.

Nossa relação com nossas mães refletem as relações que temos com o resto do mundo. Precisamos cultivar, dar amor, dar afeto. Valorizar nossa relação com elas ao máximo! Elas são nossa fonte de alegria e de tudo que há de bom dentro de nós. Elas que nos instruem, que querem o nosso bem, a nossa felicidade acima de tudo – até mesmo acima da felicidade dela mesma.

Não valorizar tudo isso, deixa-la de lado, é não somente machucar um coração materno, mas também prejudicar seu próprio desenvolvimento emocional com os seres humanos do mundo.

Tenha boa relação com sua mãe, valorize-a, e tudo será muito mais fácil de enfrentar. Pois assim você saberá que sempre terá a melhor amiga a quem recorrer.

Texto originalmente publicado em sinaisdeluta e adaptado pela equipe do blog Educadores.