Início Bem estar Hoje trouxemos 5 dicas de como você pode melhorar e driblar o...

Hoje trouxemos 5 dicas de como você pode melhorar e driblar o perfeccionismo e levar a vida mais leve.

151
0

Diferente do que muitos pensam, ter um traço perfeccionista na sua personalidade não é algo a se orgulhar. Um perfeccionista está sempre se cobrando, constantemente desafiando os próprios limites para alcançar um estado impossível: a perfeição.

Você já se perguntou se não é um perfeccionista?

Diagnosticar essa condição não é tão fácil quanto se imagina. Ser perfeccionista é algo intrínseco à pessoa, sendo muitas vezes caracterizado por atitudes inconscientes de busca à perfeição. Depois que se conclui que a pessoa, afinal, tem essa característica, ela deve ir atrás de aperfeiçoamento e melhora desse aspecto.

Por isso hoje trouxemos 5 dicas de como você pode melhorar e driblar o perfeccionismo. Vamos com a gente?

5 DICAS PARA DRIBLAR O PERFECCIONISMO E VIVER DE FORMA MAIS LEVE

1. CRIE PAUSAS PARA RESPIRAR CONSCIENTEMENTE

Reserve 3 momentos do dia para parar e apenas respirar. Apenas 1 minuto é o suficiente. Faça 4 respirações profundas pelo nariz e coloque toda a sua atenção na sua respiração, e se vierem os pensamentos (e eles vão vir) deixe que apenas passem por você.

2. APRENDA A DELEGAR

O perfeccionista tem o hábito de assumir toda a responsabilidade para si e possui uma imensa dificuldade em receber e pedir ajuda.

Comece a delegar! Isso é libertador!

3. PARE DE SE CRITICAR

O hábito da autocrítica é muito comum em perfeccionistas, e nada saudável pra sua saúde mental. Hoje mesmo PARE de se criticar. Só o ato de parar já fará diferença no seu dia a dia.

Em vez de ficar se autocriticando, procure pensar coisas positivas de você. E faça isso repetidas vezes ao longo do dia. Precisamos trabalhar com a nossa mente.

4. SAIA DA ROTINA

Sempre procure fazer coisas diferentes e que saiam do seu padrão diário. Pode ser ir por outro caminho ao voltar pra casa, ou almoçar com alguém especial.

5. OLHE PARA O TODO E NÃO PARA OS DETALHES

Não foque apenas nos detalhes. Isso é um pouco óbvio para os perfeccionistas, pois a raiz do problema está justamente no fato de tentarem ser perfeitos, isso é, tentar fazer até os mínimos detalhes serem do seu jeito.

Não temos controle sobre tudo, portanto se habitue a olhar para a grandeza daquilo que você realiza todos os dias.

Texto originalmente publicado em personare e adaptado pela equipe do blog Educadores.