Início Ciência Há 5 diferenças entre Psicopatas e Sociopatas: saiba quais

Há 5 diferenças entre Psicopatas e Sociopatas: saiba quais

166
0

As pessoas muitas vezes confundem os sociopatas com psicopatas. Existem, de fato, algumas semelhanças, mas ainda são conceitos e condições diferentes. Vejamos quais as principais diferenças:

Os psicopatas são manipuladores e calculistas

Eles são muito bons em manter o controle emocional e físico, de modo a organizar o seu comportamento (criminoso). Sociopatas, por outro lado, são menos organizados e são mais propensos a cometer crimes espontaneamente. 

O cérebro de um psicopata é diferente do cérebro de outras pessoas

Como você pode ver na foto da tomografia do cérebro, o córtex pré-frontal (a parte frontal do cérebro), que é responsável pela tomada de decisão, comportamento social e expressão da personalidade, e a amígdala (pequena área no meio), que é responsável pelas emoções, não se acendem na varredura do cérebro de um psicopata, o que significa que há pouca ou nenhuma atividade nessas regiões.

 Os psicopatas não têm uma consciência

 Enquanto os sociopatas são capazes de sentir remorso e culpa, traços psicopáticos incluem a falta de empatia e falta de culpa e remorso. Essa é a maior diferença entre eles.

Os sociopatas são capazes de formar relacionamentos com os outros

Sociopatas são capazes de formar ligações emocionais profundas, como com amigos e familiares. Psicopatas não são capazes de fazer isso por causa de sua falta de empatia.

A psicopatia é uma forma mais grave da sociopatia

Em suma, a psicopatia é uma forma muito mais severa da sociopatia. Assim, pode-se dizer que todos os psicopatas são sociopatas, mas sociopatas não são necessariamente psicopatas.

Texto originalmente publicado em psicoativo e adaptado pela equipe do blog Educadores.