Gato amassando pãozinho é uma das coisas mais fofas que existem! Mas você sabe por que razão os felinos tem esse hábito?
O que é amassar pãozinho?
Gato amassar pãozinho é uma forma fofa de falar sobre o hábito que eles tem de ficar afofando superfícies macias. Chamamos de amassar pãozinho por que é semelhante à maneira que os padeiros amassam a massa. No caso dos bichinhos pode ser uma coberta, uma almofada ou até a roupa do dono.
Se você observar, o gato quando faz pãozinho está relaxado e satisfeito. Alguns até ronronam e adormecem. Por isso o hábito é considerado algo positivo!
O porquê dos gatos amassarem pãozinho
Há algumas teorias, mas não se chegou numa única explicação. Veja algumas:
- Reflexo do comportamento de filhote
Pode ser sim um comportamento remanescente da infância dos gatinhos! Havia até uma teoria de que os gatinhos que faziam isso eram aqueles separados da mãe cedo. Mas já surgiram evidencias que mostram que eles fazem isso independente de quando são separados das mães. Alguns até podem tentar mamar o cobertor enquanto o afofam.
- Demonstrar contentamento
Gatos felizes gostam de amassar pãozinho pra mostrar que estão felizes. Quando se aconchegam e ficam confortáveis eles iniciam esse gesto, e também pode ser uma forma de mostrar o amor e carinho pelos humanos.
- Para tornar o local mais apropriado para descanso
Os cachorros giram em circulo até se acomodarem, os gatos afofam as cobertas. Interessante essa teoria não é? Ancestrais felinos amassavam grama alta para preparar o local antes de dormir,então faz sentido!
Meu gato não amassa pãozinho, e agora?
Isso é normal! Se seu gatinho não tem esse hábito, simplesmente não é algo dele. Provavelmente ele demonstra contentamento e relaxamento de outra forma, não se preocupe com isso.
Já se o seu gato amassa MUITO pãozinho, também pode ficar tranquilo: há felinos mais carentes que outros. Uns são bastante carentes!
De qualquer forma, ninguém melhor que você para conhecer seu pet. Em caso de grandes desconfianças, leve ao veterinário.
Texto originalmente publicado em patasdacasa e adaptado pela equipe do blog Educadores.