Início Comportamento Filhos: como prevenir o medo do fracasso na adolescência

Filhos: como prevenir o medo do fracasso na adolescência

1115
0

Saiba como ajudar o seu filho a enfrentar os medos na adolescência

Se você relembrar a sua adolescência, entenderá a importância que dava a assuntos que agora parecem irrelevantes para você. Você lembrará do quanto se preocupava com a reprovação de um exame, ser rejeitado pela pessoa de quem gostava ou não se encaixar em um grupo de amigos.

Conforme amadurecemos, vamos entendendo como lidar com as dificuldades que surgem, porém, os adolescentes lidam com cada situação com enorme intensidade. Sendo assim, o medo do fracasso pode ocasionarb grande sofrimento.

No começo da puberdade, por volta dos 12 anos, inicia o surgimento dos medos relacionados ao sucesso escolar e à vida social. É comum que os jovens se preocupem muito com este tipo de questões. Porém, é fundamental que eles saibam como enfrentar estes medos. E é neste momento que o trabalho dos pais pode ser decisivo.

Durante a adolescência se inicia a busca e a construção da própria identidade. Os jovens tendem a ficar mais distantes da família e a focar a atenção na imagem que projetam no seu meio social. Por este motivo, aspectos como imagem física, popularidade ou sucesso acadêmico e esportivo ocupam grande parte da vida dos jovens .

É nesta fase, portanto, que o medo do fracasso pode levá-los não só a sofrer no nível subjetivo, mas também a perder ou rejeitar boas oportunidades.

Esse medo aparece na forma de auto-exigência excessiva. Os adolescentes que encaram este problema não se permitem falhar e se punem severamente se o fizerem.

O medo do fracasso faz com que eles não se envolvam em atividades nas quais não possuem certeza do sucesso. Eles não conseguem correr riscos pois percebem o erro como algo catastrófico.

Como prevenir o medo do fracasso nos adolescentes?

Todas as atitudes são determinadas por pensamentos. O medo do fracasso se origina da ideia que os jovens possuem do erro e do sucesso. Desta forma, o melhor a se fazer é ajudá-los a tornar suas crenças mais positivas e precisas. Para isso, podemos recorrer às seguintes estratégias:

Dê o exemplo. As crianças aprendem através dos exemplos ao observarem os adultos. Mas os adolescentes, apesar de não parecer, ainda são influenciados pelos comportamentos dos seus pais.

Não seja excessivamente exigente com o seu filho. É normal estimular responsabilidade e perseverança, mas procure se concentrar mais no processo do que no resultado. Ou seja, considere o seu esforço e valorize-o independentemente de ter sucesso ou falhar na tarefa.

Esclareça que cometer erros faz parte da vida e é fundamental para o aprendizado. Explique que todos os humanos são imperfeitos e estamos em constante evolução. Além do mais, procure lembrá-lo de que cada experiência é essencial para o aprendizado, seja ela um triunfo ou uma pedra de tropeço

Esses conceitos podem parecer difíceis de compreender na adolescência, que é um momento marcado pela intensidade e instabilidade emocional. Porém, com base na repetição e no exemplo, a mensagem vai permear a mente do jovem.

Fonte: eresmama