Início Comportamento FATO: Há pessoas que acham que o mundo gira ao seu redor

FATO: Há pessoas que acham que o mundo gira ao seu redor

347
0

Você deve conhecer alguém egoísta ao ponto de achar que “o mundo gira ao seu redor”. São pessoas que mantêm comportamentos egocêntricos e enchem nossos ouvidos de gritos por atenção.

Lidar com uma pessoa que tem comportamentos egocêntricos é cansativo por muitas razões. Veja:

 Não gostamos que ninguém tente impor suas opiniões, pensamentos e interesses: ou seja, ninguém vai gostar de ter como companhia uma pessoa que só pensa em si mesmo. O ser humano, por natureza, detesta que desprezem sua importância. Portanto, ser egocêntrico e se importar apenas consigo é um erro que ocasiona em desastre nas relações sociais.

É sempre importante lembrar: A arrogância não se importa com o bem-estar dos demais. Os egocêntricos estão certos de que são especiais, e mais, de que sua personalidade é absolutamente encantadora. No entanto, quando algo não segue o caminho que o egocêntrico deseja, então ele se converte em ogro, e faz de tudo para que as coisas saiam como ele quer, ainda que para isso tenha que se aproveitar e manipular as pessoas em volta.

 Alguns justificam isso dizendo que eles tem gênio forte. Eles se autopromovem e se consideram especiais e infalíveis, superiores aos outros. Nunca admitem que possuem defeitos e que precisam trabalhar neles. Não estão dispostos a melhorar e criar mais qualidades para melhor se relacionarem – preferem sofrer ao ter que ser mais humildes.

Mas atenção: não confunda autoestima com egocentrismo. a autoestima é um sentimento saudável e tolerante, o egocentrismo é um modo de ser vazio, irreflexivo, excessivo e intolerante.

Não se esqueça: Quanto mais vazia a carroça, maior é o ruído que faz.

Texto originalmente publicado em amenteemaravilhosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.