Início Comportamento Especialista afirma: mulheres solteiras e sem filhos são mais saudáveis e mais...

Especialista afirma: mulheres solteiras e sem filhos são mais saudáveis e mais felizes. Você sabia dessa?

179
0

Antigamente, muitos diziam que mulheres “solteironas” eram amargas, infelizes. Como se o casamento fosse o necessário para uma vida feliz. Hoje em dia, esse pensamento têm se mostrado cada vez mais inadequado, principalmente quando especialistas afirmam o contrário.

O professor de ciências comportamentais da London School of Economics, Paul Dolan, disse no Hay Festival: “As mulheres mais felizes são as que preferem dizer não ao casamento. Elas também têm a tendência a viver mais que as casadas e com filhos.Os casados são mais felizes que outros subgrupos da população, mas somente quando respondem à pergunta na presença de seus parceiros”, disse ele, segundo o The Guardian.

As mulheres é que têm mais a perder quando decidem se casar. “Temos bons dados acompanhando as mesmas pessoas ao longo do tempo, mas farei um grande desserviço à ciência e direi: se você é homem, provavelmente deveria se casar; se é mulher, não se preocupe com isso.” Disse Dolan.

Para dizer isso, o professor usou evidências do American Time Use Survey, que comparou níveis de felicidade e sofrimento entre indivíduos solteiros, casados, divorciados, separados e viúvos.

Além de Dolan, Elyakim Kislev, professor assistente da Hebrew University de Israel, também escreve sobre isso no seu livro Happy Singlehood: The Rising Acceptance and Celebration of Solo Living (Feliz Solteirice: a crescente aceitação e celebração da vida solo, em tradução livre). “Dizer que ser solteiro e ser sozinho são a mesma coisa é um grande equívoco”, disse ele.

Mas não para por aí: na conferência anual da Associação Psicológica Americana de 2016, a especialista Bella dePaulo disse que os solteiros têm vidas sociais mais robustas e podem ter mais crescimento psicológico que os casados.

Então, após tantas descobertas, Dolan afirma que as pessoas solteiras só se sentem infelizes por causa dessa narrativa antiga que casamento e filhos são sinais de sucesso.

Texto originalmente publicado em psicologiasdobrasil e adaptado pela equipe do blog Educadores.