Início Beleza Efeito do refrigerante nos dentes é similar ao de drogas, afirmam especialistas

Efeito do refrigerante nos dentes é similar ao de drogas, afirmam especialistas

122
0

Saúde bucal pode ser prejudicada devido ao excesso de refrigerantes

Seja qual for o refrigerante, com ou sem açúcar, de uva ou de coca, ele é tão prejudicial para os nossos dentes quanto o crack, cocaína e metanfetamina, declara estudo publicado no jornal General Dentistry. Conforme o professor Mohamed Bassiouny, da Temple Universtity, da Filadélfia, nos Estados Unidos, “todos são extremamente ácidos e causam problemas similares”.

O refrigerante possui uma acidez oriunda do ácido cítrico e do ácido fosfórico. Se a pessoa ingere a bebida e não tem uma higiene bucal correta e frequente, a exposição a essa acidez poderá ocasionar erosão dental.

Mesmo aqueles que preferem refrigerantes diet correm o risco de prejudicar a saúde dos dentes se não tiver o hábito de higienizar a boca como se deve.

Os voluntários, analisados durante os estudos, comprovaram que beber refrigerante com frequência ocasiona danos, como desgaste, perda de proteção e perda de coloração.

Em relação às drogas ilegais, elas diminuem a quantidade de saliva na boca, aumentando as consequências da acidez. Além do mais, os usuários não costumam realizar a higiene bucal.

Porém, a professora Sandra Kalil Bussadori, da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), afirma que se o refrigerante for consumido de forma excessiva e a pessoa negligenciar a saúde bucal, provavelmente ela irá apresentar muitos problemas, como cáries, manchas e gengivites. Se os problemas não forem resolvidos rapidamente, eles poderão ocasionar a perda dos dentes.

É importante destacar que a escovação, apesar de ser fundamental, não pode ser realizada logo depois da ingestão de alimentos ácidos, pois ocorrerá ação ácida associada à ação mecânica da escovação. O ideal é realizar sempre um bochecho com água e esperar pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes.

A professora também destaca os riscos que energéticos e bebidas esportivas podem trazer malefícios à saúde dentária.

Os índices de pH desses produtos também aceleram a erosão dos dentes, favorecendo o aparecimento de cáries. A erosão dental ocasiona a perda do tecido duro da superfície dos dentes. Essa perda é muito danosa para a saúde bucal, desencadeando muita dor e sensibilidade, além de ocasionar manchas que comprometem o aspecto do paciente.

Fonte: noticias