Início Ciência É o óvulo que seleciona o espermatozoide mais saudável

É o óvulo que seleciona o espermatozoide mais saudável

596
0

O óvulo seleciona o DNA mais apropriado

Através de um estudo realizado nos Estados Unidos, descobriu-se que o óvulo que decide se vai aceitar ou rejeitar o esperma, conforme for a qualidade genética do esperma.

O estudo serviu para acabar com a fama de que o óvulo é uma célula dócil e submissa, à espera do primeiro espermatozoide que chegar a ele. A verdade é que, muito pelo contrário, é o óvulo que seleciona o DNA mais apropriado e o espermatozoide mais saudável.

Conforme a pesquisa, feita no Instituto Noroeste do Pacífico, o óvulo pode preferir ou evitar o esperma, fazendo com que a seleção sexual seja elevado a um nível celular com mais complexidade.

Além disso, outros estudos comprovaram que a casca externa do óvulo é constituída por uma molécula específica de açúcar que facilita a adesão do esperma. Esta descoberta, inclusive, pode auxiliar os casais que desejam engravidar.

Apesar de todos os estudos e descobertas modernas, o organismo humano permanece sendo um verdadeiro mistério, afinal de contas, sempre há coisas novas a serem entendidas.