Início Educação Dois em cada cinco estudantes no Brasil precisam de apoio psicológico

Dois em cada cinco estudantes no Brasil precisam de apoio psicológico

794
0

Pesquisa Datafolha aponta que dois em cada cinco estudantes no Brasil precisam de apoio psicológico, e que o grupo também tem dificuldades de controlar as emoções como raiva e frustração. 

A pesquisa, divulgada em março deste ano, foi realizada pelo Datafolha a pedido da Fundação Lemann, do Itaú Social e do Banco Interamericano de Desenvolvimento BID. O grande objetivo era mapear a visão das famílias e de estudantes sobre o primeiro ano de retorno às aulas após a pandemia de Covid-19.

O levantamento ouviu 1.323 responsáveis de estudantes e 1.863 alunos entre seis e 18 anos matriculados em escolas públicas municipais e estaduais, de ensino fundamental e médio.

40% dos estudantes relataram necessidade de apoio psicológico, 38% ainda declaram a dificuldade  para controlar emoções como raiva ou frustração. Segundo o levantamento, 44% das escolas oferecem apoio, mas apenas 23% dos estudantes desses locais disseram ter usado os serviços.

Um dos principais entraves para resolver a questão é a falta e profissionais suficientes para apoio psicológico, de experiências para ensinar a lidar com emoções e de proteção da privacidade dos alunos com problemas.

Para Daniel de Bonis, diretor de conhecimento, dados e pesquisa da Fundação Lemann, há questões que fogem do alcance dos responsáveis da escola, como alunos com problemas familiares e questões como bullying. “Temos visto que temas de depressão, episódios violentos e abuso de substâncias geram um contingente que escapa à capacidade que a escola tem de resolver sozinha”, diz o diretor.