Início Comportamento Dicas de como educar seus filhos para não se tornarem adultos egoístas

Dicas de como educar seus filhos para não se tornarem adultos egoístas

297
0

Se você é pai ou mãe e tem medo de educar seus filhos de modo a fazê-los serem adultos egoístas saiba que você não é o único a  pensar assim. O medo de educar “errado” sempre existe, em todos os pais.

As crianças sempre querem as coisas do seu jeito, isso é bastante normal. Mas os pais são os responsáveis por ensinar-lhes que nem sempre isso é possível, e ajuda-los a desenvolver maturidade emocional pra aprenderem a lidar com a frustração de não terem seus desejos atendidos em cem por cento das vezes.

Por isso é necessário os pais ensinarem sobre empatia desde cedo. E para isso, algumas dicas podem ser seguidas:

– Mantenha-se firme: não deixe que seu filho faça você mudar de ideia tão facilmente. Você tomou uma decisão? Mantenha sua decisão, para que assim ele entenda que deve respeitá-la e que nem sempre será possível induzir os outros a fazer o que eles querem;

– Seja um exemplo: essa é a peça chave para tudo. Os pais precisam praticar a empatia com os outros, para que os filhos sigam o exemplo e não apenas as instruções. Imagina que horror seria você dizer pra uma criança ser educada com o colega, e você ser mau educado com o seu na frente dele? Quanta hipocrisia, não? Pois a empatia funciona assim também. Seja empático com os demais, e seu filho provavelmente também será.

– Defina limites: isso é uma obrigação dos pais. Se acostumar a conseguir sempre o que quer é muito perigoso. O limite tem que ser estabelecido para que eles entendam até onde podem ir.

As crianças não nascem prontas. Os adultos tem a missão de orientá-las para que se tornem bons cidadãos futuramente. O que elas são hoje pode não ser culpa sua, mas o adulto racional que se tornarão amanhã é de sua responsabilidade.

Texto originalmente publicado em elclubdeloslibrosperdidos e adaptado pela equipe do blog Educadores.