Início Comportamento Desafie sua visão: Existem duas bicicletas ou apenas uma?

Desafie sua visão: Existem duas bicicletas ou apenas uma?

632
0

Ilusões de ótica para brincar de enganar o cérebro

A qualidade dessa imagem é tão boa que nos faz refletir mais de uma vez quando a vemos. Elas são baseadas em sutis ilusões de ótica que, por alguns momentos, exercem um forte poder de distração em nosso cérebro. Outros simplesmente superam as barreiras de nossa imaginação, levando o desenho além de simples linhas figurativas no papel.

Compilamos para você o trabalho de um artista que se especializou na arte da ilustração. Muitos artistas são talentosos criadores que se dedicam a confeccionar belíssimas armadilhas visuais, para deleite do espectador que aprecia a sátira, a delicadeza e o bom humor.

O trabalho de artistas como o grupo de designers gráficos Flyingmouse365, o ilustrador Alessandro Gottardo e o artista Shiego Fukuda, tem sido capaz de virar completamente a perspectiva com a qual vemos o mundo e criar olhares e abordagens interessantes para situações e objetos. todo dia.

A ilusão visual (Optical Illusion) é uma técnica comumente usada em design e pintura para criar imagens interessantes que possam enganar a observação do observador.

Especificamente, se você não observar com atenção, os espectadores podem facilmente “ver por engano” as imagens que de fato não são assim. Além disso, a ilusão de ótica também é usada para se referir a imagens que manipulam cores para criar conteúdo e detalhes criativos.

De vez em quando, precisamos treinar nossos cérebros e incentivá-los a funcionar melhor tentando resolver alguns quebra-cabeças ou passar por alguns desafios que fortalecem nossa inteligência e capacidade de concentração.

Esta é uma foto típica do truque da ilusão de ótica. Se você apenas olhar para ele, os espectadores não serão capazes de reconhecer esses duas bicicletas “sem uma roda”.

O que são ilusões de ótica?

  • As ilusões de ótica nada mais são do que interpretações erradas ou enganosas que o nosso cérebro dá para as coisas, objetos ou imagens que os olhos veem.

Apesar de ainda ser um mistério para a ciência, a explicação mais razoável para o fato de elas existirem é a de que o nosso sistema visual é muito limitado para processar com precisão todas as informações que nossos olhos absorvem. Por isso, ele funciona baseado na interpretação mais provável do que estamos vendo.

No entanto, em algumas dessas vezes, o nosso cérebro pode fazer uma interpretação errada. Então, percebamos certas coisas de maneira enganosa. Daí o nome das ilusões de ótica.

É quase como se o cérebro precisasse corrgir o “delay” entre o que estamos vendo e o que ele interpreta. Então, para não “perder tempo”, o cérebro cria o que ele acha que iremos ver no décimo de segundo seguinte. Mas ele às vezes erra na suposição, criando a ilusão de ótica.

Então… vamos conferir esta ilusão…

Existem duas bicicletas ou apenas uma?

Trouxemos esta ilusão de ótica para você se divertir de enganar o cérebro com seu filho, seu sobrinho, seu aluno ou seu familiar. Além de praticar a concentração e a habilidade de ver as coisas por ângulos diferentes.

😎 CONTE-NOS NOS COMENTÁRIOS se você gostou do desafio E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS. 😎